Bell 505 é o 1º helicóptero monomotor a voar com SAF. A Bell Textron anunciou que concluiu com sucesso um voo usando combustível de aviação sustentável (SAF — Sustainable Aviation Fuel) em um Bell 505, que passa a ser o primeiro helicóptero monomotor a voar com este tido de combustível.
A Bell colaborou diretametne com a Safran Helicopter Engines — fabricante do motor Arrius 2R no Bell 505; a GKN Aerospace — fornecedora de componentes do sistema de combustível; a Neste — fornecedor SAF e a Virent, Inc., uma subsidiária da Marathon Petroleum Corp. que fabrica combustíveis e produtos químicos renováveis. A Safran Helicopter Engines e a GKN Aerospace realizaram testes completos nos componentes do motor e do sistema de combustível, antes dele ser instalano do Bell 505.
Neste e Virent colaboraram para misturar, testar e entregar o SAF a este projeto como um combustível 100% drop-in. O SAF, feito de óleo de cozinha usado ou outras matérias-primas de base biológica, normalmente deve ser misturado com produtos petrolíferos porque não inclui um componente chamado “aromáticos”, necessário para atender às especificações atuais de combustível de aviação.
A Virent fabrica um componente aromático feito de açúcares vegetais renováveis, adicionado ao SAF puro da Neste, eliminando a necessidade de misturar SAF com combustível de petróleo. O SAF fornecido para este voo de teste pela Neste e Virent é, portanto, um substituto “100% drop-in” para combustível de aviação, não exigindo modificações no motor.
Os testes foram feitos no início de 2023. O Bell 505 é uma aeronave de cinco lugares que usa um conjunto de aviônicos Garmin G1000H NXi totalmente integrado e um motor Safran Arrius 2R com um FADEC de canal duplo.
Fontee: Bell
@CAS