Oficiais da Força Aérea Tailandesa visitam a Korea Aerospace Industries. Uma delegação da Força Aérea Real da Tailândia (RTAF) recentemente visitou a fábrica da Korea Aerospace Industries (KAI), em Sacheon, na Coreia do Sul. Liderada pelo Marechal do Ar Phanphakdee Pattanakul, Comandante-em-Chefe da RTAF, o grupo conheceu a linha de montagem dos jatos T-50TH Golden Eagle.
Na ocasião o grupo pôde ver a montagem dos dois jatos adicionais destinados para a RTAF, que ostentavam a pintura básica (primer) e as marcas provisórias T–50TH 013 e T-50TH 014, respectivamente.
Em 2015 o governo da Tailândia assinou um contrato com a KAI para a aquisição de quatro Golden Eagles, visando a substituição dos antigos treinadores Aero L-39 Albatros. Em 2017, foi adquirido um segundo lote para oito aeronaves. As duas aeronaves adicionais fazem parte de um contrato assinado em 2019.
A KAI já entregou os 12 T-50TH para a RTAF, que os reúne no Esquadrão 401 “Dragon”, sediado na Base Aérea de Takhli, a cerca de 200 km ao norte de Bangkok. Os dois Golden Eagle adicionais serão entregues em 2024.
O KAI T-50 Golden Eagle é um jato supersônico de treinamento avançado e combate leve, desenvolvido pela sul-coreana KAI em conjunto com a Lockheed Martin. É a primeira aeronave supersônica produzida na Coréia do Sul, e um dos poucos treinadores desta classe do mundo. O desenvolvimento do jato começou no final da década de 1990, seu voo inaugural ocorreu em 2002 e sua entrada em em operação na Força Aérea da Coreia do Sul (RoKAF) aconteceu em 2005.
A versão T-50TH desenvolvida para atender às necessidades da RTAF é equipada com radar Elta EL/M-2032, receptor de alerta de radar (RWR), sistema de contramedidas adicionais (CMDS), datalink Link-TH desenvolvido no país, capacidade para utilizar o míssil ar-ar de curto alcance Diehl IRIS-T, entre outras características.
@FFO