• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

F-35B adicionais para Cingapura

28 de fevereiro de 2023
F-35B adicionais para Cingapura. Um F-35B da RAF, a bordo do porta-aviões Queen Elizabeth. Assim como a RAF a RSAF escolheu a versão STOVL (Foto: RN).

F-35B adicionais para Cingapura. Após concluir sua avaliação, a Força Aérea da República de Cingapura (Republic of Singapore Air Force — RSAF), confirmou a opção de adquirir mais oito exemplares da variante de decolagem curta e pouso vertical (STOVL — Short Take-Off and Vertical Landing) Lockheed Martin F-35B em 24 de fevereiro.

Esse importante movimento acaba confirmando uma frota inicial de 12 F-35B para a RSAF que deve entrar em serviço operacional até o final desta década. Cingapura para fez uma avaliação do F-35B (STOVL) e C (CV) no segundo semestre de 2022, onde até cogitou cancelar a encomenda.

A aquisição ratifica a escolha e acaba por fornecer novos recursos para o RSAF, dando-lhe a capacidade de projetar poder aéreo de combate de quinta geração de ambientes austeros sem a necessidade de uma pista e possivelmente operará seus jatos a partir de navios de assalto anfíbios configurados para aeronave STOVL. 

Originalmente forma quatro unidades com a opção de outras 8. O Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda de 12 caças Lockheed Martin F-35B para a RSAF por US$ 2,75 bilhões. O anúncio, feito dia 10 de janeiro pela Agência de Cooperação em Segurança de Defesa (DSCA) americana, prevê ainda, 13 motores Pratt & Whitney F135, suporte técnico e logístico. Cingapura já faz parte do programa F-35 desde 2003, como um participante cooperativo de segurança (SCP). A RSAF tem a ideia de substituir sua frota envelhecida de caças F-16 pelos novos F-35B. Os Estados Unidos devem entregar os 12 caças encomendados em quatro anos — isto é em 2026, com as aeronave atingindo a capacidade operacional completa (FOC) em 2029.

“Após uma avaliação completa, o Ministério da Defesa e as Forças Armadas de Cingapura concluem que o F-35 atenderá melhor às nossas necessidades de defesa agora e no futuro. A RSAF adquirirá mais oito F-35B, a serem adicionados à nossa frota até o final desta década. Isso apoiará a redução progressiva de nossos antigos F-16, que se aposentarão a partir de meados da década de 2030. O RSAF com F-35 e F-15 será uma força aérea forte para proteger nossos céus” — Ministro da Defesa de Cingapura, Dr. Ng Eng Hen.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login