IAF participará do exercício Cobra Warrior 23 no Reino Unido. Cerca de 145 militares da Força Aérea Indiana (IAF — Indian Air Froce) foram mobilizados para participar do exercício multinacional Cobra Warrior 2023 no Reino Unido no mês de março, cujo anfitrião é a Royal Air Force (RAF).
A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa da Índia (MoD) em um comunicado à imprensa em 26 de fevereiro. A Cobra Warrior será realizada entre 6 e 24 de março na RAF Waddington em Lincolnshire, Reino Unido. A Indian Air Force (IAF) já iniciou o deslocamento para o Reino Unido, que partiram no dia 25 de fevereiro da Estação da Força Aérea de Jamnagar AFS (VAJM), em Gujarat — Índia, margens do Golfo de Kutch — no extremo oeste do país.
São duas aeronaves de apoio Boeing C-17A Globemaster III do Esquadrão 81 (Base Aérea de Hindon) e um reabastecedor Ilyushin Il-78MKI do Esquadrão 78 (Base Aérea de Agra). Eles apoiam cinco caças Dassault Mirage 2000H da 40th Wing sediada na Base Aérea de Gwalior/Maharajpur AFS (VIGR).
Além da Índia e do Reino Unido (RAF), o exercício contará com a participação de aeronaves e forças dos Estados Unidos (USAF), Suécia (SwAF), Bélgica (BAF) e Finlândia (FAF). O exercício permitirá que as forças aéreas participantes pratiquem e aprendam por meio de diversos engajamentos de aeronaves de caça, bem como troquem as melhores práticas e táticas operacionais entre si.
Este é o terceiro exercício da IAF de grande monta no exterior em menos de três meses. Em janeiro, a IAF enviou seus Su-30MKI-3 (Esqudrão 221) para o Japão para participar da Veer Guardian 2023 (16 a 26/JAN); em fevereiro foi a vez dos HAL Tejas Mk1 (Esquadrão 18) irem a Desert Flag VIII, que está acontecendo no Emirados Árabes Unidos (27FEV a 17MAR).
@CAS