Emirados Árabes Unidos apresentaram o UCAV Jeniah. A fabricante de drones ADASI, uma subsidiária do grupo estatal EDGE dos Emirados Árabes Unidos, apresentou o Jeniah, seu mais novo Veículo Aéreo Não Tripulado de Combate (UCAV). O jato foi revelado durante Feira Internacional de Defesa IDEX 23, realizada em Abu Dhabi.
Desenvolvido com características furtivas, alta velocidade, grande autonomia e substancial carga útil, o Jeniah poderá atuar isolado ou em formação, em missões de ataque, exploração e apoio terrestre além das defesas inimigas. De acordo com o fabricante, o projeto deste UCAV enfatiza as necessidades de sistemas A2/AD (Anti -Access/Area Denial), cujo objetivo é obter e controlar o acesso em um ambiente operacional contestado.
A ADASI está focada no desenvolvimento de sistemas aéreos não tripulados de alta precisão, o que lhe garantiu muitos contratos de exportação. De acordo com informações da mídia especializada, o seu quadro de funcionários está composto por muitos engenheiros estrangeiros com grande experiência, oriundos de diversos locais do mundo.
@FFO