Malásia escolhe o jato sul-coreano KAI FA-50 Fighting Eagle. A Korea Aerospace Industries (KAI) foi a vencedora da licitação do governo da Malásia para adquirir aeronaves de treinamento avançado e combate leve para sua Força Aérea. Conforme o anúncio da fabricante sul-coreana, o supersônico KAI FA-50 Fighting Eagle foi o escolhido pelo programa Fighter Lead-In Trainer/Light Combat Aircraft (FLIT/LCA) da Malásia.
O valor do contrato é estimado em US$ 920 milhões, e envolve um lote inicial de dezoito caças FA-50, com opção para dezoito aeronaves adicionais. As entregas para a Força Aérea Real da Malásia (TUDM – Tentera Udara Diraja Malaysia) estão programadas para começar em 2026.
O jato da KAI venceu uma acirrada disputa com o caça indiano Tejas, produzido pela Hindustan Aeronautics Ltd (HAL). A versão oferecida pelos sul-coreanos para a TUDM é ainda mais modificada que as atuais, com melhores armamentos e capacidade para reabastecimento em voo.
O programa TUDM FLIT/LCA tem como objetivo substituir as antigas aeronaves de ataque leve Hawk 108/208, em serviço desde a década de 1990, bem como os jatos Aermacchi MB-339CM de treinamento avançado, em serviço desde 2009.
Este novo pedido é um grande negócio para a KAI, que busca ativamente obter uma maior participação neste segmento do mercado mundial. A Malásia será o quarto operador do FA-50 no sudeste asiático, ao lado da Indonésia, Filipinas e Tailândia.
@FFO