Arquivada a suspeita de corrupção na compra dos KT-1P do Peru. Ministério Público do Peru havia ordenado uma investigação por suspeita de supostas irregularidades na aquisição do Ministério da Defesa de 20 aeronaves de treinamento KAI KT-1P Torito para a Força Aérea Peruana em novembro de 2012. O processo nada encontrou sendo arquivado.
É mais um passo que desfaz o processo inquisitivo da Comissão de Defesa Nacional do Congresso da República, presidida pela agora ex-deputada Luciana León, que havia criado várias investigações. A Investigação da Segunda Promotoria Corporativa Especializada em Crimes de Corrupção de Funcionários, a cargo do Promotor Provincial José Caballero Promotor Miranda, baseou-se no questionado relatório final daquela Comissão sobre “Contratações e Aquisições para as Forças Armadas e a Polícia Nacional, bem como as operações Governo-a-Governo realizadas no período 2011 – 16″ que foi aprovado em junho de 2017 e encaminhado logo após ao Ministério Público.
A Comissão desencadeou um processo sem qualquer base técnica, classificado como caça às bruxas pela mídia a época. Ele baseou suas investigações em quatro hipóteses: 1) os contratos militares e policiais não responderam a nenhuma estratégia previamente definida planejamento; 2) lacunas regulatórias ou deficiências legais na regulamentação de contratos militares e policiais; 3) a política de promoções, passes de aposentadoria e nomeações estabelecidas nos Ministérios da Defesa e do Interior durante 2011 – 16, o que poderia estar relacionado à obtenção de benefícios econômicos vantagens de vários contratos militares e policiais e 4) em funcionários que tiveram conhecimento de contratos militares e policiais irregulares, mas que prevaricaram e não tomaram nenhuma ação, permitindo que ela fosse realizada ou continuada.
Após quase 4 anos de trâmites, constatou-se, entre outros aspectos, que os investigados, entre eles o ex-ministro da Defesa, Jake Valakivi Álvarez e funcionários do MINDEF e da Força Aérea Peruana, “atuaram no âmbito das prerrogativas conferidas como membros do Comitê de Negociação Governo-Governo, em resguardar os interesses da Aeronáutica e do Estado peruano, alcançando melhorias nas condições inicialmente estabelecidas para o contrato de aquisição de aeronaves básicas de instrução de voo. Não se nota que qualquer tipo de benefício ilegal tenha sido gerado em favor da Korea Aerospaces Industries (KAI), ou qualquer tipo de interferência política que representaria um prejuízo para os interesses públicos, especificando que o comitê apenas realizou o trabalho de negociação com a KAI e a Korea Trade-Investment Promotion Agency (KOTRA), mas não com outros governos, aspectos que não revelam nenhum interesse, mas pelo contrário, cumprimento funcional no âmbito da comissão atribuída”.
Entre outros aspectos que merecem ser mencionados, o Provimento nº 07 indica claramente que “a aquisição do KT-1P atendeu à necessidade da Força Aérea Peruana para a recuperação do serviço básico de instrução de voo, resultando em uma aquisição eficiente e útil em salvaguardar os interesses da instituição”.
Acrescenta-se que após um procedimento de verificação, realizado em 14 de maio de 2021 ao Grupo Aéreo n.º 51, foi verificado o elevado nível de operacionalidade do KT-1P, registando-se, durante o período 2015 – 2021, o treino por Esquadras Aéreas Os nºs 512 e 513 treinaram mais de 100 pilotos e realizaram 16.183 horas efetivas de voo.
Atualmente, a Força Aérea Peruana possui 20 KAI KT-1P Torito que foram adquiridas em novembro de 2012 da KAI, por um valor aproximado de US$ 208,8 milhões de dólares. Operam Grupo Aéreo Nº 51, localizada na Base Aérea “Capitán FAP Renan Elías Olivera” em Pisco. Conforme os contratos, as 4 primeiras aeronaves foram fabricadas na Coreia do Sul e entregues, após os respectivos voos de teste e aceitação, entre outubro e novembro de 2014. As outras 16, que foram montadas na Planta de Coprodução e Serviço de Manutenção da KAI (SEMAN), localizados na Base Aérea de Las Palmas, foram fornecidos entre abril de 2014 e novembro de 2016.
@CAS