• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ações do 4º Batalhão de Aviação do Exército na Operação Yanomami

2 de março de 2023
Ações do 4º Batalhão de Aviação do Exército na Operação Yanomami (Fotos: EB).

Ações do 4º Batalhão de Aviação do Exército na Operação Yanomami. Desde o início da Operação Yanomami, em 22 de janeiro, o 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx) do Exército Brasileiro (EB) emprega intensamente as suas aeronaves em missões de transporte aéreo logístico entre as diversas comunidades indígenas no estado de Roraima.

Durante um mês de atividades ininterruptas, as aeronaves HM-1 Pantera, HM-2 Black Hawk e HM-4 Jaguar do 4º BAvEx acumularam mais de 155 horas de voo, consumindo mais de 100 mil litros de combustível de aviação e entregando, aproximadamente, 60 toneladas de alimentos para os povos indígenas.

Subordinado ao Comando Militar da Amazônia, o 4º Batalhão de Aviação, sediado em Manaus (AM), também executou cerca de 50 evacuações aeromédicas de indígenas para tratamento em hospitais de Boa Vista, além do transporte de militares e civis dos diversos órgãos envolvidos na operação.

Operação Yanomami 2023

Instituído através de decreto em 20 de janeiro de 2023, o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami coordena medidas para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública e combate ao garimpo ilegal no território Yanomami. Estão envolvidos na Operação os Ministérios da Defesa, da Saúde, do Desenvolvimento Social e Assistência Social, da Família e Combate à Fome e dos Povos Indígenas.

Em 03 de fevereiro de 2023 foi ativado o Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) das Forças Armadas, que atuam em ações de enfrentamento da emergência em saúde pública e no combate aos garimpos ilegais no Território Yanomami nos estados de Roraima e Amazonas.

As Forças Armadas realizam missões de transporte, lançamento aéreo e distribuição de cestas básicas, revitalização da pista do Aeródromo de Surucucu (RR), Evacuações Aeromédicas (EVAM) para atendimento no Hospital de Campanha (HCAMP), controle e fiscalização do espaço aéreo com a criação da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA), fornecimento de dados de inteligência e transporte aéreo logístico das equipes envolvidas na Operação.

Fonte: EB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login