RoKAF divulga imagens de REVO entre KC-330 e F-35A. A Força Aérea da República da Coreia do Sul (RoKAF — Republic of Korean Air Foce) divulgou imagens de um F-35A sendo reabastecido em voo por um A330 MRTT. Segundo fontes do Governo Coreano, o exercício feito em conjunto com os EUA soa como um aviso à Coreia do Norte, após mais um ato provocativo.
A RoKAF liberou um vídeo com imagens de um caça de caças Lockheed Martin F-35A em missão de REVO (Reabastecimento em Voo) com um Airbus A330 MRTT, como um aviso à Coreia do Norte, que disparou mísseis de curto alcance de um lançador de foguetes múltiplos de 600 mm no dia anterior. O exercício veio com m aviso que: “apenas quatro tiros poderiam reduzir a cinzas o aeródromo operacional do inimigo”.
Os F-35A foram reabastecidos por uma aeronave tanque multifuncional KC-330 Cygnus do 261 Air Tanker Squadron (Base Aérea de Gimhae), que pode reabastecer até cerca de 20 caças por vez e também pode transportar até 300 soldados. A RoKAF possui quatro deles e planeja adquirir mais dois. Exercícios de reabastecimento aéreo têm sido realizados regularmente desde que o F-35A foi implantado em dezembro de 2019, mas esta foi a primeira vez que as imagens foram divulgadas.
O exercício de REVO foi efetivado na mesma sema que a RoKAF e a USAF realizaram exercício conjuntos. A USAF deslocou para a península coreana aeronave B-1B Lancer, que realizaram exercício operacionais ao lado dos F-16C/D da USAF (8th FW) sediados na Kunsan Air Base e os F-35 da 175h FW sediado na Base Aérea de Cheongju (RKTU). O objetivo era demonstrar o compromisso dos EUA junto com seus aliados, de manter a região indo-pacifico livre.
@CAS