Os 60 anos do C-160 Transall. Exatamente no dia 25 de fevereiro de 1963, o protótipo do bimotor franco-alemão C160 Transall (Transport Alliance) realizava seu primeiro voo a partir do Aeródromo de Melun-Villaroche, na França. A aeronave é fruto de um tratado de cooperação assinado entre o então presidente francês Charles de Gaulle e o chanceler alemão Konrad Adenauer.
O projeto do C-160 Transall começou alguns anos, em 1957, quando a Nord-Aviation propôs o desenvolvimento de uma aeronave de carga para substituir os envelhecidos Noratlas em serviço na Força Aérea Francesa. Para garantir a viabilidade do projeto, a França procurou a parceria da Alemanha, que também estava em busca de uma nova aeronave de transporte para a Luftwaffe.
Em 15 de dezembro de 1958, foram anunciadas as três empresas fabricantes de aeronaves que se uniriam para tocar esse projeto: a francesa Nord-Aviation e as alemãs Weser Flugzeugbau (VFW) e Hamburger Flugzeugbau (HFB). A britânica Rolls Royce foi escolhida para fornecer seus motores turboélices “Tyne” para o novo avião.
Finalmente, em 16 de dezembro de 1959, foi oficialmente assinado o acordo multinacional do projeto C-160 TRANSPORT ALLIANZ, ou C-160 Transall. Também foi anunciado o estabelecimento de três linhas de montagem, em Bourges (França), Bremen e Hamburgo (Alemanha).
O projeto inicial previa que o novo bimotor C-160 Transall deveria transportar 16 toneladas de carga em uma distância de 1.720 quilômetros (930 milhas náuticas), ou metade desse peso por 4.540 km (2.450 milhas náuticas), além de operar em pistas semipreparadas.
O primeiro protótipo, construído pela francesa Nord-Aviation, voou em 25 de fevereiro de 1963, seguido dos protótipos alemães da VFW em 25 de maio de 1963 e da e HFB em 19 de fevereiro de 1964.
Finalmente, em 22 de novembro de 1967, a Força Aérea Francesa recebeu o primeiro C-160 Transall, com a Lutwaffe recebendo o seu em abril de 1968. A produção continuou até 1973, resultando em um total de 169 aeronaves construídas, incluindo os três protótipos e seis modelos de pré-produção (dados da Airbus). No total a Armée de l’Air Francesa recebeu 50 aeronaves e a Luftwaffe 110 unidades.
Em 07 de maio de 1976 as empresas Aerospatiale, MBB e VFW anunciaram a produção da versão Transall NG (Next Generation), equipada com aviônicos modernos e uma sonda para reabastecimento em voo. Desta vez foi estabelecida uma única linha de montagem em Toulouse, na França, porque apenas a Armée de l’Air encomendou 25 unidades. O C-160NG fez seu primeiro voo em 09 de abril de 1981 e as entregas começaram no ano seguinte.
Foram produzidas duas versões distintas, uma para a África do Sul (C-160Z) e outra para os correios franceses (C-160P). Outros projetos previstos nunca se concretizaram, como o C-161, equipado com cockpit elevado e acesso frontal ao porão de carga, um bimotor com jatos (C161J Jet) e até um Transall quadrimotor.
A história operacional do Transall na França e na Alemanha foi concluída em duas etapas. A Luftwaffe se despediu dele em 11 de outubro de 2021(detalhes aqui). A Força Aérea Francesa desativou oficialmente o C-160 em 03 de abril de 2022, com a aeronave matriculada 212 enviada para o Museu da Aeroscopia, em Blagnac, não muito distante da fábrica onde nasceu.
Em 2023 dois C-160 permanecem em serviço na Força Aérea Turca e algumas unidades em empresas civis (veja detalhes aqui).
@FFO