Indonésia recebeu o primeiro C-130J-30 Super Hércules. A Lockheed Martin entregou ontem (21/02), o primeiro de cinco aeronaves C-130J-30 Super Hércules para Força Aérea da Indonésia (TNI-AU – Tentara Nasional Indonesia-Angkatan Udara). Uma cerimônia foi realizada nas instalações da Lockheed Martin para celebrar a nova aeronave da Indonésia.
Os novos C-130J-30 oferecem maior capacidade de carga, velocidade, alcance, potência, desempenho e menores custos operacionais em relação aos C-130 legados. Esses novos C-130J-30 expandem a capacidade da TNI-AU para realizar as missões e treinamentos conjuntos com aliados regionais que também operam o Super Hercules.
“Esta nova era de operações com o Super Hercules ajudará a Indonésia a alcançar o sucesso da missão com uma frota de transporte aéreo altamente personalizada que garante que as suas tripulações apoiar qualquer tarefa – em qualquer lugar, a qualquer hora – com mais poder, força e capacidade nas próximas décadas”, disse Rod McLean, Vice-Presidente e Gerente Geral de Mobilidade Aérea da Lockheed Martin.
Com mais de 520 unidades entregues, o C-130J Super Hercules é operado por 26 operadores diferentes em 22 países, que utilizam essas modernas aeronaves em 18 versões diferentes. A Indonésia opera o C-130 desde a década de 1960, em missões de ajuda humanitária e socorro em desastres, além de fornecer apoio militar e de manutenção da paz na região do Pacífico (Fonte: LM).
Atualmente a TNI-AU possui 23 aeronaves C-130 distribuídos em três esquadrões de transporte: Skadron Udara 31 (SkU 31), da Base Aérea Halim Perdanakusuma, em Jacarta; o SkU 32 da Base Aérea Abdul Rachman Saleh, em Malang; e o SkU 33 da Base Aérea Sultan Hassanudin, em Makassar. Conforme o banco de dados da Scramble Magazine, a frota Hércules da TNI-AU está composta por:
@FFO