Saab enviou o primeiro kit do Gripen E para montagem na Embraer. A fabricante sueca Saab enviou ao Brasil o primeiro kit do caça Gripen E, para montagem final na Embraer de Gavião Peixoto (SP). O conjunto contendo as asas e as seções da fuselagem do jato foi despachado por via marítima da Europa para o Brasil.
De acordo com o Site InfoDefensa, as asas e as três seções da fuselagem (dianteira, intermediária e traseira) produzidas em Linkoping, na Suécia. Elas pertencem ao Gripen E com número de série 6032, e será o primeiro montado na unidade da Embraer Defesa & Segurança, em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.
Além das asas e fuselagem, as caixas contém uma série de equipamentos especiais para a montagem do caça, cujos trabalhos de montagem deverão estar concluídos até o final do próximo mês de abril.
A Embraer já recebeu cinco caças F-39 Gripen E da Saab, todos enviados semimontados por via marítima. Três deles (FAB 4102, FAB 4103 e FAB 4104) já estão operacionais no 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar”, e os demais (FAB 4100 e FAB 4101) são usados como plataformas de testes pela Embraer.
Em 24 de outubro de 2014, a FAB e a Saab firmaram um contrato para a aquisição de 40 Saab Gripen E/F em dois lotes, o primeiro com 36 jatos (28 F-39E monoplace e 08 F-39F biplaces). Em abril de 2022, foi anunciado um loteo complementar com quatro F-39E.
@FFO