USAF ativou novo Esquadrão de E-11A BACN. A USAF ativou no último dia 10 de fevereiro o 18º Esquadrão de Comando e Controle Aerotransportado (18th ACCS – Airborne Command and Control Squadron). Uma cerimônia foi realizada na Base Aérea de Robins, na Geórgia, onde fica a sede do Esquadrão, que está subordinado à 319ª Ala de Reconhecimento (319th RW) de Grand Forks AFB, Dakota do Norte.
O 18th ACCS será equipado com as aeronaves Bombardier E-11A BACN (Battlefield Airborne Communications Node), chamadas informalmente de “Beacon”. A primeira aeronave do Esquadrão deverá ser recebida durante a próxima primavera, com a Capacidade Operacional Total (FOC) sendo alcançada até o ano fiscal de 2027.
Derivado dos jatos comerciais derivado do Bombardier Global 6000/6500, o BACN é uma plataforma altamente modificada que atua como um gateway de comunicações aerotransportado de alta altitude, capaz de retransmitir dados, voz e imagens entre elementos díspares, aprimorando a comunicação e a coordenação para combatentes em regiões de difícil acesso. As aeronaves atuam em missões de lançamento aéreo, apoio aéreo aproximado à comboios terrestres, operações de sistemas de controle aéreo no teatro operacional e missões humanitárias.
Recentemente noticiamos o início das operações dos jatos BACN no 430º Esquadrão Expedicionário de Combate Eletrônico (430th EECS) “Black Wolves” (Lobos Negros), única unidade da USAF que até agora opera a aeronave. O 430th EECS normalmente opera em bases no Oriente Médio, em apoio à área de responsabilidade do Comando Central dos EUA (USCENTCOM).
@FFO