Voa o 1º KAI KF-21 biplace. Neste dia 20 de fevereiro foi realizado o primeiro voo do primeiro KF-21em versão biplace. A unidade, o 4º Korea Aerospace Industries (KAI) KF-21 Boramae a voar, decolou às 11h18 local e pousou às 11h53, após voar por 35 minutos.
O voo bem-sucedido da aeronave biplace KF-21 é uma grande conquista para a KAI, pois uma aeronave biplace é absolutamente necessária para o desenvolvimento e operação da versão de guerra eletrônica e para o controle veículos aéreos não tripulados (loyal wingman) do KF-21. Para conduzir a guerra eletrônica, o assento traseiro é essencial e será ocupado por um oficial de guerra eletrônica, com capacidade também de realizar controle do drones. A aeronave biplace KF-21 também será utilizada para treinamento e conversão dos novos pilotos do KF-21. A versão de dois lugares tem um cockpit idêntico ao fuselagem dianteira.
Serão seis protótipos do KF-21, sendo quatro modelos monoplaces (Unidades 1, 2, 3 e 5) e dois modelos biplaces (Unidades 4 e 6), dos quais a Unidade 5 será entregue na Indonésia. O protótipo nº 4 irá ingressar na fase de ensaio em voo, realizando várias missões, como verificar as diferenças entre as aeronaves biplaces e monoplace e testes do radar AESA até junho de 2026, quando o desenvolvimento deverá estar concluído.
O primeiro e o segundo protótipo realizaram seus voos inaugurais em julho e novembro de 2022, respectivamente. Já o terceiro voou em 5 de janeiro de 2023. Iniciado em 2016, o programa KF-X, posteriormente renomeado KF-21 Boramae, recebeu cerca de US$ 8 bilhões para o desenvolvimento de um novo caça sul-coreano. O objetivo é substituir os antigos F-4D Phantom e F-5E/F Tiger II da RoKAF. Espera-se que cerca de 40 novos KF-21 estejam operando em 2028 e até 120 caças componham a frota até 2032.
Apesar de não ser um caça com capacidades furtivas (stealth), a KAI projeta que o “Boramae” será um vetor de combate de geração 4.5, que terá capacidades muito próximas aos de quinta geração como o F-35, e comparáveis às versões mais avançadas do F-16 Fighting Falcon de quarta geração.
O KAI KF-21 Boramae é um projeto desenvolvido com participação indonésia. O programa é administrado pelo governo sul-coreano, que detém 60% das ações do programa. A Indonésia assumiu uma participação de 20% no programa em 2010, com os 20% restantes detidos por parceiros privados, incluindo a fabricante Korea Aerospace Industries (KAI).
@CAS