GA-ASI faz parceria com a Divergent para uso do DAPS. A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI), concretizou uma parceria com a Divergent Technologies Inc. para apoiar seus esforços de desenvolvimento de aplicativos de Manufatura Aditiva e implementar assim um processo completo de fabricação digital para os produtos da GA-ASI.
A Divergent desenvolveu uma abordagem baseada em dados para projetar, fabricar e montar estruturas de veículos chamada Divergent Adaptive Production System (DAPS). A GA-ASI está trabalhando com a Divergent para aplicar essa capacidade na fabricação de sua linha de UAS.
“Ao longo dos nossos 30 anos projetando e desenvolvendo UAS avançados, a GA-ASI tem se concentrado na implementação de novos recursos em nosso processo de fabricação”, disse o presidente da GA-ASI, David R. Alexander. “Estamos trabalhando com a Divergent para integrar sua tecnologia como parte de nossa estratégia Additive Design and Manufacturing Center of Excellence, visando otimizar nossos processos de design e fabricação e fornecer UAS de última geração com o menor custo”.
Em 2022, a GA-ASI iniciou um programa de desenvolvimento conjunto com a Divergent, o que levou a uma parceria estratégica mais forte em várias plataformas. As equipes de manufatura aditiva (AM), integridade de aeronaves, materiais e engenharia de design da GA-ASI estão trabalhando com a Divergent para adaptar, aplicar e qualificar sua tecnologia qualificada para a indústria automobilística para a produção de aeronaves da GA-ASI.
A Divergent cresceu no setor automobilístico como um inovador de processo de fabricação digital, produzindo alguns dos carros mais rápidos do mercado com vários anúncios recentes de adoção de OEMs de automóveis.
“A Divergent inventou o primeiro sistema industrial de manufatura digital. Aproveitando as inovações em inteligência artificial, impressão 3D e automação, o DAPS pode ser usado para construir a estrutura subjacente para praticamente qualquer veículo — seja terrestre, marítimo, aéreo ou espacial — melhor, mais rápido e mais econômico do que a fabricação tradicional”, disse Kevin Czinger, fundador, inventor líder e CEO da Divergent.
A GA-ASI e a Divergent já concluíram dois projetos que levam a uma pequena aeroestrutura de < 500 lbs de um UAS totalmente integrada, alavancando projetos baseados em modelos, orientados por Inteligência Artificial (IA) e otimizados para topologia. A estrutura metálica integrada foi impressa em 3D, o que levou à redução da integração da contagem de peças em mais de 95%, atendendo às metas de peso.
O processo DAPS inspecionou cada componente impresso criando um gêmeo digital completo do pequeno UAS SUAS (Small Unmanned Aircraft System) Sparrowhawk, que foi então aplicado a um processo de montagem robótica totalmente automatizado e sem ferramentas que levou menos de 20 minutos para ser concluído. Esse processo permitiu que a equipe passasse de um projeto do SUAS pronto para impressão para uma fuselagem entregue totalmente montada em menos de dois dias. GA-ASI antecipa que esta capacidade permitirá capacidade de rampa próxima ao teatro no futuro para apoiar o combatente.
Essa abordagem inovadora de design e fabricação leva a designs otimizados de peso e desempenho altamente integrados que são naturalmente, mas não exclusivamente, aproveitando as tecnologias AM a um custo recorrente de fuselagem substancialmente menor, ao mesmo tempo em que fornece uma abordagem de design iterativo sem ferramentas rápida para várias variantes de plataforma .
Fonte: GA-ASI
@CAS