Exercício Cobra Warrior 23-1. A Royal Air Force (RAF) confirmou todos os detalhes da participação de aeronaves internacionais no próximo Exercício Cobra Warrior 23-1, que acontecerá de 2 a 24 de março.
Serão 70 aeronaves envolvidas na operação. Os primeiros participantes internacionais que chegaram ontem à RAF Coningsby, Lincolnshire, na forma de seis Eurofighter Typhoon da Royaol Saudi Air Force (RSAF), matriculados RSAF 316, 1019, 1020, 1022, 8018 e 8019. A RAF Waddington, também em Lincolnshire, abrigará cinco Mirage 2000H da Indian Air Force (IAF); seis F-16AM/BM Fighting Falcons da Belgian Air Force (ABAF) e seis Boeing F/A-18C/D Hornets da Força Aérea Finlandesa.
O comunicado de imprensa afirma: “A participação finlandesa faz parte de uma atividade de treinamento mais ampla em apoio à Força Expedicionária Conjunta liderada pelo Reino Unido, conhecida como JEF Warrior”.
As aeronaves da USAF (como F-15C/E e F-35A) com sede no Reino Unido também se juntarão ao exercício, juntamente com uma variedade de recursos da RAF com aeronaves do Comando Conjunto de Helicópteros do Reino Unido a serem enviadas para a RAF Leeming em North Yorkshire. Havia a expectativa da vinda de seis Gripen C/D da Força Aérea Sueca (SwAF), mas não foi ainda confirmado.
O exercício Cobra Warrior é executado duas vezes por ano e é o maior exercício aéreo organizado pela RAF. O exercício é projetado para treinar os participantes em operações táticas de combate aéreo de alta intensidade e grande força.
O capitão do grupo Mark Lorriman-Hughes, comandante da estação de Waddington da RAF, disse: “É maravilhoso mais uma vez receber nossos companheiros da RAF e colegas internacionais na RAF Waddington para participar do exercício aéreo de classe mundial, que é o Cobra Warrior. Este evento bianual oferece uma oportunidade inestimável para aliados internacionais treinarem juntos no desenvolvimento de táticas operacionais no ar”.
O líder do esquadrão John Mcfadden, o oficial comandante do Esquadrão 92, que dirige o exercício com o Air & Space Warfare Center da RAF, disse: “estamos ansiosos para entregar o exercício Cobra Warrior 23-1. O 92 Sqn desenvolverá e coordenará um exercício desafiador em vários domínios liderado pelo ar, focado em colocar a OTAN, JEF e parceiros internacionais contra um adversário capaz em um ambiente desafiador e complexo. Durante três semanas, reuniremos nossas capacidades e entregaremos todo o espectro de operações aéreas, incluindo contra-ataque defensivo e ofensivo, bem como operações de ataque. Isso incluirá equipes de ataque de precisão do regimento da RAF, operações de manobra aérea para apoiar as forças terrestres e também o desenvolvimento de nossa capacidade conjunta de recuperação de pessoal [C-SAR]”.
Fonte: RAF.
@CAS