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USN: os F/A-18E/F estão envelhecendo mais rápido que os F/A-18C/D

17 de fevereiro de 2023
USN: os F/A-18E/F estão envelhecendo mais rápido que os F/A-18C/D. F/A-18E Super Hornet da USN voam em formação (Foto: USN).
USN: os F/A-18E/F estão envelhecendo mais rápido que os F/A-18C/D. F/A-18E Super Hornet da USN voam em formação (Foto: USN).

USN: os F/A-18E/F estão envelhecendo mais rápido que os F/A-18C/D. O US Congressional Budget Office divulgou recentemente um relatório comparando a disponibilidade e uso do Boeing F/A-18E/F Super Hornet da US Navy com seu predecessor, o Boeing F/A-18C/D Hornet, bem como comparando estes com outras aeronaves operadas pela US Navy e USAF.

O relatório mede a disponibilidade como a porcentagem de tempo que uma aeronave pode voar em missões de treinamento ou operacionais, usando o número de horas voadas nessas missões, expressas como média mensal por aeronave.

O relatório descobriu que ambos os Hornets experimentaram quedas mais acentuadas na disponibilidade em comparação com o restante da frota da Marinha. O Super Hornet, por ser uma aeronave mais nova, tem uma taxa de disponibilidade maior na média, do que os F/A-18C/D que são bem mais antigos. 

USN: os F/A-18E/F estão envelhecendo mais rápido que os F/A-18C/D. Um Hornet da USN decola de um Porta-Aviões da US Navy (Foto: USN/Airman Philip A. McDaniel).
USN: os F/A-18E/F estão envelhecendo mais rápido que os F/A-18C/D. Um Hornet da USN decola de um Porta-Aviões da US Navy (Foto: USN/Airman Philip A. McDaniel).

No entanto, quando comparada a F/A-18C/D da mesma idade, a frota de Super Hornet tem taxas de disponibilidade mais baixas. Por exemplo, a disponibilidade do Super Hornet aos 10 anos foi 18 pontos percentuais menor do que a disponibilidade do F/A-18C/D na mesma idade. Na prática, o F/A-18E/F com dez anos é comparável à disponibilidade do F/A-18C/D aos 20 anos.

O relatório também descobriu que as horas de voo não podem explicar a diferença de disponibilidade entre os dois tipos de aeronaves. As horas mensais de vôo dos Super Hornets excediam ligeiramente as dos F/A-18C/D nos primeiros anos de operação, mas aos 10 anos, os Super Hornets voavam quatro horas a menos por mês do que seus predecessores.

O relatório conclui que as taxas de disponibilidade de Super Hornets podem continuar diminuindo à medida que a frota envelhece, como foi observado para muitos caças e aeronaves de ataque. No entanto, algumas frotas tiveram taxas de disponibilidade estáveis ​​por longos períodos, e a Marinha poderia tomar medidas para aumentar ou estabilizar a taxa de disponibilidade do Super Hornet aumentando o financiamento de manutenção. Este relatório fornece informações valiosas sobre o estado atual da frota de aeronaves da Marinha e destaca as áreas de melhoria e investimento.

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