Irã revela grande base aérea subterrânea. A mídia iraniana revelou nesta semana a existência de uma grande Base Aérea Subterrânea da Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF). Chamada “Oghab 44” (“Águia 44”) a Base é a primeira do tipo conhecida, com capacidade suficiente para operar diversos tipos de aeronaves como caças, bombardeiros, drones, etc.
Uma reportagem da agência de notícias estatal IRNA de 07 de fevereiro, mostrou a visita de oficiais de alto escalão durante a cerimônia oficial de inauguração da Base Aérea Subterrânea Oghab 44.
Sem divulgar sua localização, a reportagem afirmou que se trata de uma das mais importantes Bases Aéreas do país, “construída no subsolo, a centenas de metros sob as montanhas, capaz de resistir a bombas dos americanos e abrigando caças equipados com mísseis de cruzeiro de longo alcance”.
De acordo com a conta no Twitter @BabakTaghvaee1, a Base Aérea Subterrânea Oghab 44 estaria localizada próximo da rodovia 92, a cerca de 30 km a oeste de Tarom, Hormozgan, na posição geográfica 28° 2’56.71″N 55°31’1.49″E. A construção da base começou em 2014 e levou nove anos para ser concluída.
Foram mostrados diversas imagens de vários jatos F-4E Phantom II taxiando e estacionados pelos túneis da Base Aérea Subterrânea. Sabidamente a IRIAF não é uma força aérea moderna, por conta das longas sanções e embargos para equipamentos militares impostas pela comunidade internacional, liderado pelos EUA.
Nesse cenário, sua dependência de drones de combate é cada vez mais relevante, e em maio de 2022, o governo iraniano revelou uma base sob as montanhas Zagros, na parte ocidental do Irã, para uso exclusivo desses sistemas aéreos não tripulados.
“Qualquer ataque ao Irã de nossos inimigos, incluindo Israel, receberá uma resposta de nossas muitas bases da força aérea, incluindo Águia 44”, disse Mohammad Bagheri, Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, à TV estatal.
@FFO