Argentina reativa unidade de combate “Guerreiros do Gelo” no sul do país. No último dia 07 de fevereiro, a Força Aérea Argentina (FAA) reativou oficialmente a X Brigada Aérea, sediada na Base Aérea Militar de Río Gallegos, no extremo sul do país. Três jatos de ataque leve IA-63 Pampa III do Grupo Aéreo 6 de Caza (G6C), foram transferidos para a nova unidade, e terão como objetivo fortalecer a defesa aérea da região austral da Argentina.
Para celebrar a reabertura da X Brigada Aérea, foi realizada uma cerimônia com a presença do Ministro da Defesa, Jorge Taiana; do Comandante da FAA, General de Brigada Xavier Isaac; da Governadora da Província de Santa Cruz, Alicia Kirchner; entre outras autoridades, que receberam os novos IA-63 na referida Unidade.
“A reabertura da X Brigada está diretamente ligada à visão de uma Argentina que se projeta para o Sul, para o Atlântico, para as ilhas e para a Antártica, que são componentes estratégicos para o desenvolvimento do país. A Argentina tem uma estratégia defensiva, operacional e autônoma que corresponde a um país que é o oitavo maior território do mundo dotado de riquezas inumeráveis e um povo livre, disposto a crescer e solidário ”, disse o Ministro Taiana em seu discurso.
As aeronaves, matrículas A-701, A-702 e A-708 chegaram em Rio Gallegos em voo de translado procedente da VI Brigada Aérea, em Tandil. Os jatos ostentavam o emblema da X Brigada Aérea “Guerreros del Hielo” (Gerreiros do Gelo), utilizados pelos supersônicos Mirage 5A Mara, desativados em 1997.
Além do trio de Pampa III, a X Brigada Aérea contará com um avião de transporte DHC-6 Twin Otter. Espera-se que até o final deste ano, pelo menos um helicóptero de transporte antártico Mil-Mi 171E seja transferido para Rio Gallegos, após seja concluído seu processo de manutenção.
O jato de treinamento avançado com capacidade de combate IA-63 Pampa, foi desenvolvido nos anos 1980 pela então FMA – Fabrica Militar de Aviones (atual FAdeA) com suporte da alemã Dornier. Com o design influenciado pelo Dassault/Dornier Alpha Jet, o monomotor Pampa argentino é menor e não tem o enflechamento das asas, presente do Alpha Jet. Desde seu primeiro voo em 6 de outubro de 1984, o projeto sofreu grandes up-dates e modernizações, que culminaram no atual Pampa III, cujo primeiro voo ocorreu em 2018.
Como a origem dos IA-63 Pampa é de uma aeronave de treinamento e ataque ao solo, a FAA desenvolveu localmente um sistema de canhões para dotar os jatos com capacidade de cumprir missões de defesa aérea. Com capacidade para 145 projéteis, os pods Tordo contém metralhadoras MAG calibre 7,62×51 mm, e são instalados sob a fuselagem e asas dos IA-63.
De acordo com o banco de dados Scramble Magazine, são conhecidos os seguintes IA-63 Pampa III na frota da FAA: A-701 (ex E-825), A-702 (ex EX-05), A-703 (ex E-826 ntu), A-704 (ex E-827 ntu), A-705 (ex E-828 ntu), A-706 (ex A-700/E-824), A-707 (ex E-829 ntu) e A-708 (ex EX-04).
@FFO