Dois M28 Skytruck para Exército do Nepal. A PZL-Mielec recentemente recebeu um pedido de dois bimotores de transporte leve M28 Skytrucks para o Comando Aéreo do Exército do Nepal. O contrato no valor de US$ 30 milhões, prevê que as aeronaves serão entregues até o final de abril de 2025.
A negociação ocorreu através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras dos EUA (FMS), e também inclui treinamentos para tripulantes e técnicos, peças sobressalentes, equipamentos para missões aeromédicas, seis meses de suporte em campo, além dos traslados das aeronaves.
A fábrica polonesa PZL-Mielec é de propriedade da norte-americana Sikorsky Aircraft (parte do grupo Lockheed Martin), e atualmente produz cerca de dez M28 anualmente. Entre os operadores militares do Skytruck estão a Indonésia, Jordânia, Polônia, Venezuela e Vietnã. Recentemente o Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (AFSOC) desativou seus últimos M28, com a designação C-145A Coyote (detalhes aqui).
As capacidades de decolagem e pouso curtos (STOL) desses bimotores se mostraram ideais para altas altitudes e pistas curtas do Nepal. Há cerca de 20 anos a Força Aérea Polonesa doou para o Exército Nepalês dois M28. Um deles, matrícula NA-048, foi perdido em acidente em maio de 2017 e o outro, matrícula NA-041, já foi desativado. Atualmente o Comando de Aviação do Exército Nepalês opera dois M-28 Skytrucks recebidos da USAF em 2019 e matriculados NA-063 e NA-064.
@FFO