Austrália irá modernizar seus EA-18G Growler . A frota de jatos EA-18G Growler da Força Aérea Real Australiana (RAAF) terá suas capacidades de guerra eletrônica (EW) atualizadas através do Projeto AIR 5349 Fase 6. De acordo com o Ministério da Defesa da Austrália (MoD), foi aprovado um orçamento de US$ 1,4 bilhão para esse projeto.
O programa envolve a modernização do sistemas de radar, para os recursos mais atuais dos EUA, desenvolvido pela CEA Technologies. De acordo com o MoD, as atualizações ainda incluem um novo sistema “Jammer”, que substituirá o atual equipamento de interferência tática ALQ-99, além da aquisição de novos mísseis antirradiação de longo alcance mais avançados, entre outras atualizações.
Além da atualização da aeronave, também fazem parte do acordo as atualizações dos sistemas de treinamento de guerra eletrônica e das instalações da Base RAAF Amberley, em Queesland.
Os doze EA-18G Growlers da RAAF são operados pelo 6 Squadron “Nous Reviendrons” (“Nós Voltaremos”), baseado em Amberley. O Esquadrão recentemente recebeu uma nova aeronave, para repôr o Growler, matrícula A46-311, perdido em um incêndio depois de abortar a decolagem em Nellis AFB, Nevada (EUA), em janeiro de 2018.
A nova aeronave, matrícula A46-313, foi vista em 30 de janeiro de 2023 no Exercício Red Flag, realizado em Nellis AFB, e que teve a participação de um contingente do 6th Squadron da RAAF.
@FFO