Falha em uma peça do motor causou incêndio em bombardeiro B-1B da USAF. A falha em um componente do motor provocou um grande incêndio em um bombardeiro B-1B Lancer da USAF, durante uma manutenção de rotina em 20 de abril do ano passado. O incidente deixou um militar ferido e prejuízos de aproximadamente US$ 15 milhões em danos na aeronave.
De acordo com um relatório do Conselho de Investigação divulgado recentemente, mecânicos da Base Aérea de Dyess, no Texas, estavam trabalhando no sistema hidráulico do B-1B Lancer, matrícula 85-0089 da 7th Bomb Wing, com seus motores acionados, quando ocorreu o sério incidente.
Inicialmente, os pilotos do B-1B perceberam um pequeno problema durante a tentativa de um reabastecimento “à quente” (com os motores funcionando), quando um nozzle apresentou falha. A pane foi parcialmente sanada depois que especialistas em propulsão efetuaram ajustes nos manetes, mas voltou a aparecer minutos depois. Após análise mais aprofundada, foi determinado um problema hidráulico que precisava ser resolvido.
Conforme o relatório, seguindo as ordens técnicas de manutenção, os mecânicos começaram a trabalhar no sistema, com os tripulantes mantendo os motores em funcionamento “para garantir que que não haveria vazamento de fluido na bomba hidráulica do motor”.
Durante a verificação, o motor número número 1 (lado esquerdo) “falhou catastroficamente”, após uma parte do disco do “fan” quebrar e perfurar a carenagem e as linhas de combustível, causando um grande incêndio. A peça quebrada foi arremessada a mais de 150 metros de distância, enquanto partes do motor foram encontradas até 300 metros da aeronave. O fogo destruiu uma área de 15 metros da asa esquerda.
A investigação da USAF descobriu que uma “fadiga de alto ciclo” do – causada quando o avião acelera e desacelera – do disco do fan de 2º estágio começou a rachar. “Como muitos casos de fadiga insuspeita de metal, o disco do fan se tornou uma bomba-relógio”, afirmou o a investigação, que observou uma rachadura de quase uma polegada antes de finalmente se separar completamente, causando danos desastrosos ao motor e ao avião, além de causar ferimentos nos militares.
A peça quebrada, o disco de fan do 2º estágio, estava com apenas um quarto do sua vida útil projetada, disse o relatório. Não foi possível determinar a causa raiz da fadiga de alto ciclo que causou a rachadura da peça do motor fabricado pela G&E. A investigação disse que todos os envolvidos seguiram os procedimentos adequados e estavam totalmente qualificados para realizar o trabalho.
Não está claro qual foi o destino do B-1B matrícula 85-0089, embora o relatório diga que sofreu “extensos danos de fogo”. O militar ferido no incidente foi tratado em um hospital local para ferimentos leves.
A frota B-1, que tem uma idade média de 35 anos, voou muito durante sua vida útil. Os B-1s tiveram uma taxa de capacidade de missão de pouco mais de 40 por cento em 2021 , uma porcentagem muito menor do que o muito mais antigo B-52 e o furtivo B-2, embora os B-2s estejam atualmente aterrados devido a questões de segurança.
@FFO