Poseidon da RAF testa novo kit UNIPAC-III SAR. Uma aeronave de patrulha marítima Boeing P-8 Poseidon MRA1 da Royal Air Force (RAF) testou com sucesso a implantação de um novo equipamento de busca e salvamento (SAR).
Em testes conduzidos na costa sudoeste, do Reino Unido, onde uma equipe de engenheiros carregou o novo kit SAR, denominado UNIPAC-III, a bordo da aeronave Poseidon MRA1 ZP806 (c/n 66106/8680) do Esquadrão 201, baseado na RAF Lossiemouth. Uma vez carregado pelas equipes de solo do Esquadrão 206 e do Esquadrão de testes CXX, o Poseidon lançou o kit busca e resgate UNIPAC-III a partir de seu compartimento de armas no mar.
O contêiner de entrega aérea semirrígido é ativado ao impactar a água para fornecer um bote salva-vidas inflável e equipamentos de sobrevivência para os náufragos. O kit de sobrevivência inclui comida, água e comunicações para suportar até 20 pessoas por 72 horas. Até cinco sistemas podem ser transportados pelo Poseidon. As entregues pode ser feitas em uma única passagem, se necessário, suportando até 100 sobreviventes.
Como uma aeronave de patrulha marítima dedicada, a Poseidon possui sensores e equipamentos para pesquisar rapidamente amplas áreas do oceano e localizar aqueles que estejam em perigo. A capacidade de implantar o kit, que permite que as pessoas sobrevivam em um ambiente hostil até que possam ser resgatadas, é uma adição bem-vinda às capacidade principal do dos P-8 na RAF, que é guerra antissubmarina de longo alcance, guerra antissuperfície, inteligência, vigilância e missões de reconhecimento.
A frota de nove aeronaves Poseidon da RAF já realizou missões SAR. Porém, o novo equipamento aumenta a capacidade de oferecer suporte a busca e salvamento de longo alcance e fornecer um tempo a mais as embarcações da Marinha Real, incluindo submarinos, para o resgate dos náufragos.
“Para o teste, um Poseidon voou da RAF Lossiemouth, onde os engenheiros carregaram o equipamento a bordo da aeronave. O voo foi realizado por pessoal dos esquadrões 206 e CXX. Entregar kits exige um esforço considerável de toda a equipe, desde o armazenamento, transporte, carregamento e preparação para o voo. Isso correu muito bem e foi gratificante vê-lo culminar em um despacho seguro e eficaz da aeronave, adicionando mais uma capacidade ao Poseidon” — Comandante de Ala Livesey, Oficial Comandante do Esquadrão CXX
Este teste provou a capacidade do Poseidon da RAF de implantar organicamente equipamentos de busca e salvamento na aeronave. Uma vez concluídas as atividades adicionais de ensaios e normas de operação, elas serão incorporadas ao conjunto de recursos gerais da plataforma, algo previsto para vigorar para todas as tripulações dos Esquadrões 54, 120 e 201 a partir de 23 de abril deste ano.
@CAS