

Dassault lança projeto EICACS da Comissão Europeia. A Dassault Aviation, anunciou o lançamento do novo projeto da Comissão Europeia, a European Initiative for Collaborative Air Combat Standardization (EICACS). O EICACS tem quatro anos para ser concluído.
O início desse projeto de estudos de três anos foi marcado por uma reunião realizada na sede da empresa em Saint-Cloud, na França. A Dassault Aviation está realizando este projeto em estreita colaboração com seus parceiros industriais e de pesquisa aeronáutica na área de combate da Europa.
Premiado como parte do financiamento do Fundo Europeu de Defesa (FED) de 2021, o projeto reúne um total de 37 parceiros industriais e organizações de pesquisa de 11 diferentes países membros da União Europeia. A empresa informou que este projeto recebeu do FED 2021com €75 milhões alocados. Com base em sua capacidade de gerenciar programas cooperativos complexos, a Dassault Aviation foi escolhida como coordenadora do projeto de estudo EICACS.
A empresa já recebeu um contrato de subvenção da Comissão Europeia em 19 de dezembro passado. O programa visa fortalecer as capacidades das forças aéreas europeias para cumprir suas missões de maneira melhor e mais eficaz. O EICACS explorará ainda a possibilidade de melhorar a capacidade das forças europeias para atuar em coalizões, envolvendo plataformas tripuladas, sistemas não tripulados, futuros sistemas de combate aéreo, bem como os meios aéreos existentes. Recentemente, projetos similares de pesquisa e desenvolvimento de defesa da Comissão da UE foram lançados pela Airbus.
Os projetos incluem a Nuvem Colaborativa Operacional de Defesa Europeia e as Tecnologias de Rotorcraft de Próxima Geração. No mês passado, a Agência Europeia de Defesa (EDA) anunciou dois projetos de Cooperação Estruturada Permanente (PESCO) para reforçar as futuras capacidades de transporte aéreo de suas forças europeias.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS