Dassault lança projeto EICACS da Comissão Europeia. A Dassault Aviation, anunciou o lançamento do novo projeto da Comissão Europeia, a European Initiative for Collaborative Air Combat Standardization (EICACS). O EICACS tem quatro anos para ser concluído.
O início desse projeto de estudos de três anos foi marcado por uma reunião realizada na sede da empresa em Saint-Cloud, na França. A Dassault Aviation está realizando este projeto em estreita colaboração com seus parceiros industriais e de pesquisa aeronáutica na área de combate da Europa.
Premiado como parte do financiamento do Fundo Europeu de Defesa (FED) de 2021, o projeto reúne um total de 37 parceiros industriais e organizações de pesquisa de 11 diferentes países membros da União Europeia. A empresa informou que este projeto recebeu do FED 2021com €75 milhões alocados. Com base em sua capacidade de gerenciar programas cooperativos complexos, a Dassault Aviation foi escolhida como coordenadora do projeto de estudo EICACS.
A empresa já recebeu um contrato de subvenção da Comissão Europeia em 19 de dezembro passado. O programa visa fortalecer as capacidades das forças aéreas europeias para cumprir suas missões de maneira melhor e mais eficaz. O EICACS explorará ainda a possibilidade de melhorar a capacidade das forças europeias para atuar em coalizões, envolvendo plataformas tripuladas, sistemas não tripulados, futuros sistemas de combate aéreo, bem como os meios aéreos existentes. Recentemente, projetos similares de pesquisa e desenvolvimento de defesa da Comissão da UE foram lançados pela Airbus.
Os projetos incluem a Nuvem Colaborativa Operacional de Defesa Europeia e as Tecnologias de Rotorcraft de Próxima Geração. No mês passado, a Agência Europeia de Defesa (EDA) anunciou dois projetos de Cooperação Estruturada Permanente (PESCO) para reforçar as futuras capacidades de transporte aéreo de suas forças europeias.
@CAS