República Tcheca poderá ficar com os Saab Gripens C/D até 2035. Os governos da República Tcheca e dos Estados Unidos negociam desde meados do ano passado a aquisição de um lote de 24 caças furtivos Lockheed Martin F-35A Lightning II para modernizar a Força Aérea Tcheca (CZAF).
No entanto, o Ministério da Defesa tcheco (MoD) teme que o fabricante norte-americano não seja capaz de entregar os novos caças antes de 2029, quando encerrará o contrato de arrendamento da atual frota de caças Saab JAS39C/D Gripen da CZAF. A Lockheed Martin tem uma extensa carteira de pedidos para os seus F-35 Lightning II, o que torna quase impossível a antecipação de quaisquer entregas dos caças.
Atualmente a CZAF opera uma frota de quatorze caças Gripen C/D arrendados da SAAB Aerospace em 2005, sendo doze monoplaces (JAS39C) e dois biplaces (JAS39D). Como o contrato de arrendamento se encerra em 2029, o MoD tcheco já iniciou as negociações com a Saab Aerospace visando a extensão do leasing até 2035. Hoje, a República Tcheca paga cerca de € 71,6 milhões por ano, pelo aluguel dos quatorze Saab Gripens C/D.
Em 30 de junho de 2022 , o embaixador sueco em Praga, Frederik Jörgensen, disse que a CZAF pode usar os atuais Gripens C/D além de 2029, sem nenhum custo extra após o término do atual contrato. A única condição é que o MoD tcheco adquira um lote de novos Gripen NG (JAS39 E/F).
@FFO