Guardia di Finanza inaugura seu Centro de Simulação Aeronaval. A Guardia di Finanza, polícia especializada do Ministério de Economia e das Finanças da Itália, inaugurou no mês passado seu Centro de Simulação de Operações Aeronavais, em uma cerimônia oficial que contou com a presença de representantes institucionais e da Leonardo.
O novo centro começou a ser desenvolvido pela empresa em 2020. Com base nos requisitos do cliente, utiliza as tecnologias mais avançadas e inovadoras no campo da simulação e visa treinar as tripulações da Guardia di Finanza que realizam operações aeronavais.
O novo centro, único na Europa, integra sistemas avançados de simulação de rede em um único ambiente. Os simuladores refletem totalmente os helicópteros e aviões da Leonardo, que foram recentemente adquiridos pela Guardia di Finanza, usados para uma série de funções operacionais, além dos sistemas de missão de bordo da empresa, usados entre outros para vigilância e identificação.
Foram incluídos ainda um simulador de cenários, também desenvolvido pela Leonardo e capaz de gerar virtualmente um ambiente onde plataformas e pessoal colaboram em uma única missão, um simulador de painel de instrumentos de embarcações, que também introduz navios em ambiente marítimo, sendo desenvolvido em colaboração com a Cetena (empresa que faz parte da também italiana Fincantieri), e um centro de comando terrestre que coordena as operações.
Os novos simuladores de ‘mini movimento’ dos helicópteros AW169/AW139 e das aeronaves P-72B, designados como Dispositivo de Treinamento Avançado (ETD e-Motion), reproduzem o desempenho, os aviônicos e os cockpits com alta fidelidade e conseguem dar um feedback físico adequado para os tripulantes graças aos atuadores integrados na plataforma. O treinamento do piloto é complementado pelo treinamento da tripulação traseira nas situações que utilizam o sistema de missão Leonardo ATOS (Airborne Tactical Observation and Surveillance) para o AW139 e P-72B, assim como em operações de elevação de cabine, graças a uma realidade virtual altamente imersiva em missões de busca e salvamento.
Graças a essas capacidades de simulação, a equipe da Guardia di Finanza será treinado em um ambiente capaz de refletir com extremo realismo a interoperabilidade normalmente exigida nos cenários multidomínio, atuais e futuros, exatamente como aqueles onde a Guardia di Finanza realiza suas missões de segurança, vigilância, patrulha e resgate.
O centro é uma Organização de Treinamento Aprovada pela EASA e obteve um Certificado de Treinamento de Aeronaves Pilotadas Remotamente da ENAC (a autoridade de aviação civil da Itália). O centro está localizado no hangar ‘L’ da Base Aérea, foi adaptado com o apoio da Leonardo e está totalmente integrado à rede global da Academia de Treinamento de Helicópteros Leonardo. A Leonardo Training Academy liderou a iniciativa, trazendo o mais alto padrão internacional de treinamento de voo e de missão ministrado pelas diversas áreas de negócios da empresa.
Esta iniciativa é o resultado do forte apoio da Guardia di Finanza ao uso de simulação de treinamento e às capacidades industriais e tecnológicas relevantes da Leonardo, que integram asa fixa e rotativa, eletrônica e de sensor, além do treinamento e experiência em desenvolvimento e o uso de “gêmeos digitais”. Com o novo centro, a Guardia di Finanza se torna uma referência para outros players, italianos e internacionais, com forte foco na operabilidade integrada em cenários complexos, e a Leonardo reafirma seu compromisso com o desenvolvimento e fornecimento de soluções de treinamento tecnológico avançado para organizações de segurança em todo o mundo.
Assessoria de Imprensa- Leonardo no Brasil
@CAS