Acidente com Su-22 do Vietnam deixa piloto morto. Um jato Sukhoi Su-22 da Força Aérea Popular do Vietnã (VPAF) caiu ontem (31/01), durante a aproximação para pouso no Aeroporto de Yen Bai, no norte do Vietnã. O Capitão Aviador Tran Ngoc Duy, morreu na queda do jato.
O Su-22M4, matrícula 5873 (c/n 42302), operada pelo 921º Regimento Aéreo, subordinado ao 371º Regimento de Aviação da VPAF, havia decolado às 12h10 (horário local) do Aeroporto de Yen Bai para um voo de treinamento de rotina.
Cerca de 30 minutos mais tarde, durante a aproximação final para pouso, o jato do Capitão Tran Ngoc Duy sofreu um problema técnico fazendo com que o piloto perdesse o controle e colidisse violentamente contra o solo. Uma testemunha filmou o momento do impacto do Su-22.
De acordo com informações da mídia local, o piloto não ejetou na tentativa de trazer a aeronave em segurança para o Aeroporto, o que acabou não acontecendo. O Capitão Tran Ngoc Duy era Vice-Chefe do Esquadrão Nº 1 do 921º Regimento Aéreo.
Em comunicado, a presidente do Vietnã, Võ Thị Ánh Xuân, assinou um decreto elevando o falecido militar ao posto de Major, como parte da homenagem póstuma ao aviador de 40 anos de idade, que havia voado em aeronaves IAK-52, L-39 e Su-22, acumulando pouco mais de 725 horas de voo.
A VPAF tem uma frota atual de aproximadamente 60 jatos de origem soviética Su-22M4 adquiridos no final da década de 1970. O Ministério da Defesa Nacional convocou o uma investigação para determinar as causas do acidente.
@FFO