Akaer vence concorrência para desenvolvimento de tecnologia aeronáutica. A Akaer Engenharia, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia, através da Equatorial Sistemas, sua unidade de negócios, foi a vencedora da Seleção Pública Federal referente ao projeto “Plataformas Demonstradoras de Novas Tecnologias Aeronáuticas” do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A Seleção Pública foi dividida em duas linhas temáticas básicas, sendo a Akaer única vencedora e principal líder executora do projeto na Linha Temática II: “Aeronave demonstradora de tecnologias remotamente pilotada e com peso máximo de decolagem maior que 150 kg.”
O projeto tem o objetivo de desenvolver e validar um conjunto de plataformas demonstradoras de novas tecnologias, que visa acelerar e incrementar ações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o ecossistema aeronáutico brasileiro.
A Akaer usará sistema de propulsão elétrica híbrida com células de hidrogênio para voo horizontal e bateria eletroquímica para decolagem e pouso verticais. O projeto prevê também a operação BVLOS (Beyond Visual Line of Sight) para aumentar o alcance do voo além do horizonte, assim como o teste e validação de múltiplos subsistemas viabilizadores do voo autônomo.
Como uma das coexecutoras, a Equatorial fornecerá a bateria para a propulsão elétrica da aeronave utilizando células eletroquímicas de última geração e sistema de gerenciamento eletrônico avançado.
Em cooperação com o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (CIMATEC SENAI BA) o projeto integrará um sistema para teste e validação de tomada de decisão autônoma em tempo real baseado no sensor LIDAR (Light Detection and Ranging).
Na Linha Temática I, denominada “Aeronave demonstradora de tecnologias com foco no transporte de passageiros”, teve como vencedora a Embraer, que liderará o projeto com a parceria de empresas do setor espacial como a Equatorial Sistemas, ALLTEC, XMobots, Stella Tecnologia entre outras.
Fonte: Akaer
@FFO