Notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. Resenha de notícias da Aviação Naval Brasileira.
1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução participa da Vistoria de Segurança de Aviação do Navio Patrulha Oceânico “Amazonas”
No dia 12 de Janeiro, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) embarcou no Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas” com uma aeronave IH-6B, N-5054, para participar da Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) do Navio, conduzida pelo Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SPAAerM).
A aeronave “Garça 54” foi empregada na realização de exercícios de Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB), transferência de carga (PICK-UP), utilizando bolsa de mensagem, e reabastecimento vertical de carga (VERTREP).
Dessa forma, o EsqdHI-1 contribuiu para o adestramento dos envolvidos e para o incremento da segurança de aviação do NPaOc “Amazonas”.
1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução realiza evento “Pais e filhos”
No dia 16 de Janeiro de 2023, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) realizou a tradicional divulgação da compatibilização de “Pais e Filhos de Aviação”, no Ares Casa de Praia Clube (CPC).
O “Pai de Aviação” é o Instrutor de Pilotagem (IN) responsável pela realização dos onze primeiros voos do Oficial-Aluno designado seu “Filho de Aviação”, bem como por manter o acompanhamento do mesmo durante toda a parte de voo do curso.
Tal evento, além de marcar o início da parte prática do Curso de Aperfeiçoamento em Aviação para Oficiais (CAAvO) – Turmas 1/2021 e 1/2022, também representa uma tradição que sempre fica guardada na memória das diversas turmas de Aviadores Navais que já passaram pelo “Ninho das Garças”.
“No Ar os Homens do Mar!”
1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino realiza exercício de Trânsito com Oposição de Submarino na Missão Aspirantex-2023
No dia 16 de Janeiro iniciou-se a Missão Aspirantex-2023, que tem por objetivo principal realizar exercícios militares entre os navios e aeronaves da Marinha do Brasil (MB), reforçando a presença da Marinha na nossa Amazônia Azul, além de contribuir para a orientação dos aspirantes do 2° ano da Escola Naval(EN) na escolha de Corpo e Habilitação Militar, por intermédio de uma melhor familiarização com a vida do mar.
O exercício de Trânsito com Oposição de Submarino, realizado na manhã do dia 17, por duas aeronaves SH-16 do 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) representou a retomada das operações ASW (Anti Submarine Warfare) para a Esquadra, após um período de aproximadamente 10 meses.
A atividade contribuiu para o adestramento e qualificação da tripulação do EsqdHS-1, reforçando a capacidade de identificação de ameaças submarinas de nossa Esquadra.
“Ensinamos aos Homens o Saber dos Pássaros!”
1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução inicia os voos do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais
No dia 19 de Janeiro, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) iniciou a Instrução Prática de Voo do Curso de Aperfeiçoamento em Aviação para Oficiais (CAAvO) – Turmas 1/2021 e 1/2022.
Após concluírem com sucesso o Ground School, os seis Oficiais-alunos do Estagio Básico de Asa Rotativa (EBAR) e os dois do Estágio Complementar de Asa Rotativa (ECAR) iniciaram o Estágio Alfa, no qual aprenderão manobras básicas, como pouso e decolagem, voo librado e manobras de solo.
1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque participa da Missão Aspirantex 2023
No período de 16 de janeiro a 01 de fevereiro, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1) participou da comissão ASPIRANTEX2023, realizada na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro – RJ e Itajaí – SC.
As aeronaves N-4003 e N-4005 “Wild Lynx” foram empregadas em diversos exercícios operativos a bordo das Fragatas “Liberal” e “Independência”, destacando-se a realização dos exercícios de ataque coordenado de duas aeronaves contra alvos de superfície, simulando o lançamento de mísseis ar-superfície de forma simultânea e o ataque coordenado entre navio e aeronave, após esclarecimento de área em período noturno.
A participação na missão com duas aeronaves trouxe, mais uma vez, a oportunidade de embarque e emprego do “Wild Lynx” em comissões com múltiplos meios, contribuindo para a elevação do nível do adestramento dos pilotos do EsqdHA-1 e das equipes dos navios da Esquadra.
Fonte: Marinha do Brasil
@FFO