Bélgica substituirá seus SF260 ainda neste ano. A Força Aérea Belga (BLu – Belgische Luchtmacht) deverá aposentar ainda neste ano, sua frota de envelhecidos treinadores básicos SIAI-Marchetti SF260. A informação foi divulgada em 2022 por Ludivine DeDonder, a ministra da Defesa da Bélgica.
No final de outubro de 2022, o governo belga aprovou o inicio do processo de substituição dos SF260, com uma frota de aeronaves alugadas de um operador civil, que fornecerá um pacote com simuladores, manutenção e logística. Os instrutores serão pilotos-militares da BLU e Beauvechain continuará sendo a sede da Base Aérea de treinamento.
O número de aeronaves envolvidas ainda é desconhecido publicamente, mas sabe-se que a Força Aérea Belga necessita de uma média de aproximadamente 6.000 horas de voo. O monomotor Diamond DART 550 é o candidato mais provável para assumir o papel de futuro treinador básico militar belga.
Conforme noticiamos, uma delegação da Diretoria de Recursos Materiais da Bélgica e do Componente Aéreo Belgavisitou a sede da Diamond, em Wiener Neustadt, Áustria, entre os dias 21 e 22 de outubro de 2020.
Equipado com um motor General Electric GE H75-100 de 550 hp, o DART 550 (Diamond Aircraft Reconnaissance Trainer) é um avião de instrução turboélice acrobático de +7g até -4g, com célula em fibra de carbono, certificação civil e/ou militar, equipado com aviônica Garmin G3000, cockpit em tandem, assentos ejetáveis zero-zero. A Diamond oferece um sistema de treinamento pronto para o treinamento militar.
Nenhuma lista oficial com possíveis candidatos foi tornada pública pela Força Aérea Belga, e caso opte realmente pelos monomotores austríacos Diamond Dart 550, a BLu será o primeiro – e único – usuário militar deste modelo.
Em novembro de 1969 os primeiros 36 monomotores SF-260M entraram em serviço na Força Aérea Belga, que em 1992 encomendou mais nove unidades SF-260D. Estima-se que aproximadamente 30 aeronaves ainda permanecem em serviço.
@FFO