Beech Baron brasileiro preso na Bolívia. Um Beechcraft Baron 58 de matrícula brasileira, foi apreendido por autoridades bolivianas na semana passada, sob suspeita de envolvimento com o narcotráfico. A aeronave, matrícula PT-LQA, estava pousada em uma pista clandestina na zona rural de San Matias, Departamento de Santa Cruz, próximo da fronteira com o Mato Grosso, no Brasil.
Equipes da Força Especial de Combate ao Narcotráfico (FELCN) abordaram o bimotor na pista clandestina, que fica a quase 500 quilômetros da capital, La Paz. No momento da operação, os suspeitos fugiram do local deixando para trás apenas a aeronave. Inicialmente os agentes da FELCN não encontraram substâncias ilícitas à bordo do avião, fabricado em 1981.
O avião havia pousado na manhã de 22 de janeiro, procedente do Brasil, sem plano de voo ou autorização para acessar os espaço aéreo do país vizinho. Pilotos da Fuerza de Tarea Aérea “Diablos Rojos”, uma Unidade da Força Aérea Boliviana (FAB) assumiram o controle da aeronave, que foi transladada para o Aeroporto El Trompillo, em Santa Cruz de La Sierra, sob a escolta de um helicóptero Puma.
A apreensão do avião brasileiro faz parte da “Operação Águia Negra”, realizada na província José Manual de Velasco, Departamento de Santa Cruz, onde foram localizadas duas pistas clandestinas com mais de 2 km de extensão e iluminação para operações noturnas, além de dois mil litros de combustível de aviação e mais de 500 quilos de pasta de cocaína. A investigação continua para chegar aos responsáveis pelas operações ilícitas no local.
Fonte: FELCN
@FFO