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1º AW169M da Guardia di Finanza equipado com skids

25 de janeiro de 2023
1º AW169M da Guardia di Finanza equipado com skids. Ao todo serão 18 AW169 LUH equipados com esquis (Foto: https://www.aplace2land.com).
1º AW169M da Guardia di Finanza equipado com skids. Ao todo serão 18 AW169 LUH equipados com esquis (Foto: https://www.aplace2land.com).

 1º AW169M da Guardia di Finanza equipado com skids. No dia 23 de janeiro, a Polícia Aduaneira Italiana (Guardia di Finanza — GdiF) recebeu o primeiro de um total de 18 novos helicópteros Leonardo AW169M equipados com Skids. A entrega foi realizada na linha de montagem de Vergiate da Leonardo (Varese), durante uma cerimônia oficial na presença de representantes do cliente e da empresa.

A Guardia di Finanza — uma Força Policial da Itália com capacidade geral em questões econômicas e financeiras, bem como a única Força Policial Marítima da Itália, recebeu seu primeiro helicóptero bimotor intermediário leve AW169M, que foi entregue a operadora em uma configuração especial com skids. A aeronave fará parte de uma frota AW169M de 24 unidades, incluindo seis com trem de pouso fixo e 18 com trem de pouso skid. Espera-se que todas as aeronaves sejam entregues até 2024, complementando uma frota de 20 helicópteros gêmeos intermediários AW139 que já operam na GdiF.

1º AW169M da Guardia di Finanza equipado com skids. Cerimônia de entrega do novo AW169  a GdiF (Foto: Leonardo).
1º AW169M da Guardia di Finanza equipado com skids. Cerimônia de entrega do novo AW169 a GdiF (Foto: Leonardo).

Os AW169Ms são usados ​​para várias tarefas, incluindo: polícia/patrulha marítima, segurança alfandegária nacional, aplicação da lei, resgate e outras funções de segurança. A Guardia di Finanza recebeu o primeiro o AW169M (trem de pouso) com certificação militar em 14 de novembro de 2019, aprimorando seus planos de modernização de frota. De lá para cá outros cinco do mesmo modelo foram entregues.

As aeronaves da GdiF apresentam uma configuração dedicada, incluindo: um guindaste de resgate, um sistema de flutuação de emergência, corta-fio, um holofote, um detector de gelo e botes salva-vidas. O cockpit possui um TCAS II (Traffic Collision Avoidance System), um HTAWS (Helicopter Terrain Awareness Warning System), comunicações avançadas — incluindo SATCOM, detector de telefone celular e sistema de detecção e reconhecimento hiperespectral, e é compatível com NVG (Night Vision Goggle).

Os helicópteros também são equipados com uma variedade de sistemasda Leonardo, como um sistema RW ATOS (Airborne Tactical Observation and Surveillance) com um console de operador avançado, radar Gabbiano, LEOSS (Long Range Electro-Optical Surveillance System), transponder M428 IFF, OPLS (Obstacle Proximity Lidar System), sistemas de rádio V/UHF, entre outros.

A aeronave entregue tem o c/n 72005 sendo matriculada MM82055/507. Os demais UH-169A conforme são designados na GdiF, são matriculados MM81962/501 (c/n 69095); MM81965/502 (c/n 69104); MM81966/503(c/n 69107); MM81970/504 (c/n 69109); MM82000/505 (c/n 69105) e MM82004/506 (c/n 69111), sendo que o “504” foi perdido em um acidente em 27 de março de 2001 em Bolzano-San Giacomo (BZ).

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