RAF implanta Chinooks Estônia para a Operação Peleda. A Força-Tarefa de Aviação 3 (Aviation Task Force 3) retornou à Base Aérea de Ämari, na Estônia, dia 17/01 com três Boeing CH-47F Chinooks do 18(B) Squadron sediados na RAF Odiham, para a chamada Operação Peleda.
Aproximadamente 100 pessoas foram destacadas com as aeronaves, incluindo equipes do Joint Helicopter Support Squadron, Tactical Supply Wing, 244 Signal Squadron e outros facilitadores da Royal Air Force (RAF) e do British Army.
Durante a implantação, as aeronaves apoiarão a presença avançada das forças do Reino Unido e os aliados da OTAN no país. Os Chinooks trabalharão em estreita colaboração com as Forças de Defesa da Estônia, para aumentar a interoperabilidade e a capacidade, já que a Estônia não possui helicópteros de transporte pesado.
A primeira semana viu os Chinooks realizando as tarefas previstas, incluindo treinamento com as Forças de Defesa da Estônia e pessoal da OTAN, que trabalha na sede das Forças de Defesa da Estônia em Tallinn. Os Chinooks também transportaram o Secretário de Estado da Defesa Britânico, Sr Ben Wallace, e outros ministros e representantes da defesa europeus, para sua reunião em Tapa Camp, para anunciar o Compromisso de Tallinn em apoio à Ucrânia. Além das missões previstas, o pessoal destacado também concluiu o Curso de Operador em Clima Frio, para ajudar a prepará-los para trabalhar durante o inverno da Estônia.
O objetivo da implantação é cumprir o acordo bilateral assinado pelo Ministro da Defesa Britânico Ben Wallace e pelo Ministro da Defesa da Estônia Hanno Pevkur em novembro passado para ajudar a reforçar a defesa e a segurança nos estados bálticos, juntamente com a presença avançada da OTAN. A Força-Tarefa de Aviação 3 está prevista para permanecer do final de janeiro até o final de fevereiro. Outras implantações de aeronaves rotativas ocorrerão no final do ano.
@CAS