Irã lança a fase operacional de sua constelação de satélites. O chefe da Agência Espacial Iraniana anunciou o lançamento da fase operacional do primeiro projeto de criar um sistema de satélites do país, que leva o nome do falecido comandante da Guarda Revolucionária Islâmica iraniana, o Major-General Qassem Soleimani, morto em 2020 em ataque aéreo americano no aeroporto de Bagdá, no Iraque por um míssil lançado por um MQ-9 da USAF.
Hassan Salarieh fez o anúncio no site oficial da agência no domingo, dia 22/01, enquanto elaborou a mais recente posição de implementação do projeto “General Soleimani”, que faz parte do programa espacial de 10 anos do Irã.
“Com base no programa espacial de 10 anos e para fornecer serviços a pessoas, instituições governamentais e organizações, bem como fornecer serviços a empresas do setor privado, a Agência Espacial Iraniana foi encarregada de colocar um sistema de satélite de telecomunicações na órbita da Terra. A implementação do projeto, que é chamado de ‘Projeto Mártir Soleimani’, e, é considerado o primeiro projeto de sistema de satélite do nosso país, é de grande importância devido às conquistas na produção em série de satélites e sua operação em rede” — Hassan Salarieh.
Ele disse que a Agência Espacial Iraniana preparou o plano operacional do projeto e codificou o programa executivo em um sistema de telecomunicações de banda estreita, com serviço limitado e criptografado e definido, antes mesmo da finalização do programa espacial de 10 anos do país.
“Em menos de um mês desde a aprovação do programa espacial de 10 anos, uma das cláusulas mais importantes do qual é a implementação do Projeto Mártir Soleimani, … a fase de implementação do projeto foi lançada oficialmente”, disse Salarieh.
Elogiando as medidas tomadas pela Agência para construir pequenos satélites, Salarieh disse: “É axiomático que, após o sucesso nesta etapa, o caminho para completar e desenvolver sistemas de satélites e fornecer mais serviços será pavimentado nas próximas etapas”.
O Irã lançou seu primeiro satélite Omid (Esperança) em 2009 e seu satélite Rasad (Observação) foi colocado em órbita em 2011. Em 2012, a República Islâmica colocou em órbita com sucesso seu terceiro satélite de fabricação nacional, o Navid (Boas Novas). Em abril de 2020, o Irã anunciou o lançamento bem-sucedido de seu primeiro satélite militar em órbita. E em março de 2022, lançou seu segundo satélite militar no espaço.
Muitos analistas de segurança, creditam que a constelação de satélites do Irã tenham ais que o propósito de comunicações. Que estejam otimizados para guerra cibernética, espionagem e monitoramento de comunicações.
@CAS