Rede de vedação pegou um drone russo antes de explodir — Uma rede de contenção capturou um drone kamikaze russo. Isso impediu que o drone detonasse o obus autopropulsado Polish Krab.
Diversas contas no Twitter divulgam fotos do drone capturado. As fotos mostram o obus autopropulsado polonês coberto por todos os lados por uma rede de vedação. É uma prática cada vez mais utilizada pelas forças armadas ucranianas, para evitar ataques direto de drones suicidas. Dessa forma, eles protegem seus sistemas de armas ao ar livre dos ataques de drones Lancet, fabricado pela empresa russa Zala Aero.
Não é a primeira vez que fotos mostrando um drone russo não detonado chegam da Ucrânia, sendo até comum os Lancet e até drones iranianos ficarem presos em redes de contenção.
O Drone Zala Aero BE Lancet — Ele entrou na guerra na Ucrânia no segundo semestre de 2022. Desde então, há muitos relatos e evidências de ataques bem-sucedidos contra sistemas de armas inimigos. Pode-se dizer que entre os drones russos usados na guerra, o Lancet é o de melhor desempenho.
Lancet pode transportar 3 kg de carga útil. O drone pesa 12 kg. A sua permanência no ar é reduzida para um máximo de 40 minutos. O Lancet voa a uma velocidade máxima entre 80 km/h e 100 km/h. Usando o poder da energia cinética, o Lancet pode atingir um alvo a 300 km/h. O drone só desenvolve essa velocidade quando atinge um alvo. O alcance operacional do drone é de 5.000 metros.
@CAS