Alemanha aloca €40 bilhões para o programa FCAS/SCAF. A Alemanha reservou cerca de €40 bilhões (US$ 43 bilhões) para seu caça de última geração, um projeto franco-alemão que visa desenvolver uma plataforma de sexta geração.
O chanceler alemão Olaf Scholz e o presidente francês Emmanuel Macron discutiram a iniciativa franco-alemã, conhecida como Future Combat Air System (FCAS) ou Système de Combat Aérien du Futur (SCAF), em uma reunião no domingo, 22 de janeiro, em Paris. O fato é que o Paramento Alemão autorizou o investimento de €40 bilhões, que deve garantir o desenvolvimento de um protótipo produzido pela Dassault Aviation.
A exigência alemã de que as exportações militares sejam aprovadas pelo Parlamento complicou o projeto FCA/SCAF, poderá ser um obstáculo econômico, pois o programa precisará garantir contratos de defesa em todo o mundo para ter sucesso.
O FCAS/SCAF, anunciado pela primeira vez em 2017 pelo presidente francês Emmanuel Macron e pela então chanceler alemã Angela Merkel. Foi projetado para substituir a partir de 2040 o Eurofighter Typhoon e o Dassault Rafale, sendo uma mistura de aeronaves tripuladas e não tripuladas. Vale lembrar que outro projeto similar, também conhecido como FCAS e designado Tempest, está em andamento sendo dividido por Reino Unido, Itália e Japão, com a Suécia ainda em uma fase de estudos sobre o projeto. Os parceiros industriais no programa FCAS/SCAF que irá gerar o NGF — Next Generation Fighter são a Airbus SE (AIR.PA) da Alemanha, a francesa Dassault e a espanhola Indra.
O FCAS/SCAF deverá gerar o sucessor do Rafale francês e os Eurofighter Typhoons alemães e espanhóis. A possibilidade de usá-lo no próximo porta-aviões francês também está sendo estudada. A injeção de dinheiro alemão só foi possível depois que o impasse entre a Dassault e a Airbus sobre direitos de propriedade intelectual.
O FCAS/SCAF é um dos maiores programas de armas multinacionais da Europa, com um preço estimado de cerca de US$ 106 bilhões. O FCAS estava programado para fazer seu voo inaugural em 2027, com a fabricação começando em 2030 e a introdução completa em 2040.
@CAS