IAI revela o Point Blank — um míssil guiado eletro-óptico lançado à mão. Um contrato plurianual e multimilionário foi concedido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (US DoD) à IAI para desenvolver e entregar o novo míssil híbrido guiado por um sistema eletro-óptico denominado Point Blank.
A Israel Aerospace Industries (IAI) revelou seu míssil Point Blank eletro-opticamente guiado, que pode ser carregado na mochila de um soldado. O sistema atende ao requisito do campo de batalha para fornecer unidades táticas que variam em tamanho, desde pequenas equipes táticas até o nível de batalhão, com capacidade independente e orgânica de aumentar sua letalidade.
O Point Blank permite que essas unidades ataquem uma variedade de alvos em tempo real com grande precisão e alta letalidade, sem a necessidade de apoio. O míssil é lançado manualmente, operado por um único soldado. Ele pode decolar e pousar verticalmente na mão do soldado.
O míssil pode voar em altitudes de cerca de 1.500 pés a uma velocidade máxima de 178 mph. Ele também pode pairar ou pairar no ar enquanto usa sistemas eletro-ópticos para validar e coletar informações de vigilância em tempo real e confirmar a natureza do alvo e a sua posição exata antes do ataque.
A IAI desenvolverá e entregará “ROC-X” uma versão do sistema Point Blank para os militares dos EUA e fornecerá os primeiros protótipos e o treinamento ao US DoD visando a fase de testes e avaliações operacionais já no ano fiscal de 2023 (FY 23). O “ROC-X” atende aos requisitos do Irregular Warfare Technical Support Directorate (IWTSD) do US DoD para desenvolver e entregar rapidamente uma versão do Sistema Point Blank que atende aos requisitos específicos visando aumentar a letalidade dos ataque de precisão orgânicos e a capacidade de sobrevivência de pequenas equipes táticas.
Guy Bar Lev, vice-presidente executivo de Sistemas, Mísseis e Grupo Espacial da IAI, disse que o sistema de mísseis Point Blank fornecerá às forças táticas terrestres capacidades mais precisas para realizar operações ofensivas, especialmente contra alvos de curta duração. Ele também agradeceu ao IWTSD por seu apoio e cooperação no campo de munições de precisão, destacando a importância dos mísseis táticos para o exército moderno. Ele afirmou ainda que a IAI continua a desenvolver e melhorar uma ampla gama de sistemas ofensivos que fornecem soluções operacionais de precisão e se posiciona firmemente para apoiar seus clientes nos Estados Unidos.
A IAI é um centro de excelência nacional e mundial nas áreas de mísseis ofensivos, defesa aérea, radares, satélites, plataformas remotamente controladas, aviação civil e cibernética, fornecendo soluções end-to-end para uso em terra, no ar, no mar e no espaço.
Fonte: IAI
@CAS