Governo de Minas Gerais vende suas ações da Helibras. O Governo de Minas Gerais vendeu na semana passada — 20/01 a sua participação na Helibras por R$ 95 milhões, o que corresponde a 15,51% das ações. Com isso, a Airbus Helicopters passa a controlar integralmente a única empresa brasileira fabricante de helicópteros.
A participação do Estado de Minas Gerais na fabricante de helicópteros foi adquirida pela Airbus Helicopters, com a transação ocorreu na sexta-feira (20), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Com a aquisição de 15,51% das ações, a Airbus passa a ser controladora do negócio. A empresa está localizada em Itajubá, no Sul de Minas. A venda das ações da Helibras faz parte da reavaliação da carteira de ativos da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), chamado de Programa de Gestão do Portfólio. O procedimento teve autorização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG).
Conforme o governo do estado, o presidente da Airbus, Gilberto Peralta, assumiu o compromisso de manter as operações da Helibras em Itajubá, que concentra 44 empresas do mesmo segmento e, juntas, geram cinco mil empregos diretos e um faturamento é de R$ 1 bilhão por ano.
A Helibras fundada em 1978, fabrica helicópteros para mercado civil e militar, equipando as três forças armadas do país, além de diversas forças parapúblicas. Entre os modelos fabricado/montado aqui estão o H125, H130, H135 e os H225/M.
@CAS