Sikorsky entregou o Black Hawk de número 5.000. A Sikorsky Aircraft Corporation entregou o helicóptero de número 5.000 da família S-70 “Hawk”. A aeronave, um UH-60M Black Hawk matrícula 21242, foi fabricado para o Exército dos EUA (US Army).
A família Sikorksy S-70 foi desenvolvida a partir de 1972, para atender uma licitação do Exército dos EUA com o objetivo de substituir os helicópteros utilitários de médio porte UH-1 Iroquois. O protótipo YUH-60A voou pela primeira vez em outubro de 1974, e seu concorrente era o Boeing-Vertol YUH-61A, o qual foi vencido. Em 1979 o US Army colocou em operação o primeiro UH-60A Black Hawk de série, e hoje é o maior operador dessas aeronaves, com cerca de 2.135 unidades de diversas versões.
Fundada pelo pioneiro da aviação Igor Sikorsky em março de 1923, a Sikorsky Aircraft completa neste ano seu centenário. Atualmente sediada em Stratford, no Connecticut, EUA, a empresa é uma das primeiras fabricantes de helicópteros civis e militares do mundo. Em novembro de 2015 foi adquirida pelo grupo Lockheed Martin.
Em fevereiro de 2022, a Lockheed Martin, em colaboração com a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA, realizou o primeiro teste com um Sikorsky UH-60A/S-70 Black Hawk remotamente pilotado com sistema OPV (Optionally Piloted Vehicle), equipado com a tecnologia de autonomia MATRIX da Sikorsky (detalhes aqui).
À medida que avança o programa Future Vertical Lift (FVL) do Exército dos EUA, as aeronaves da família Black Hawk continuarão sendo uma peça fundamental das operações de assalto aéreo tático e de transporte utilitário da Força. Os processos de modernização tem procurando melhorar a disponibilidade e a confiabilidade do helicóptero, reduzindo assim os seus custos operacionais.
Além das instalações da Stratford, a Sikorsky mantém uma unidade de produção na PZL Mielec, empresa do grupo Lockheed Martin sediada na Polônia. Atualmente mais de 35 clientes internacionais operam o Black Hawk nas mais diversas configurações e versões, como MH-60R/S (navais), MH-60T (multimissão), HH-60W (SAR) e S-70 FireHawk (Bombeiro).
@FFO