RAF usa combustível de aviação sustentável em Typhoon e Hércules. Pela primeira vez a Royal Air Force (RAF) usou combustível de aviação sustentável, misturado com combustível de aviação regular em uma missão reabastecimento ar-ar, que envolveu aeronaves Airbus Voyager KC.Mk 3, Eurofighter Typhoon FGR4 e Lockheed Martin Hércules C4.
Um Voyager KC.Mk 3 (A330 MRTT) reabasteceu um Typhoon FGR.4 e um Hércules C.4 com um misto de combustível regular e sustentável sobre o mar do norte em janeiro deste ano. O Voyager foi usada anteriormente em testes iniciais bem-sucedidos em novembro de 2022, aonde voou com combustível de aviação 100% sustentável.
No teste deste mês, o combustível sustentável foi misturado com combustível regular na proporção de cerca de 46-48%, respectivamente. A RAF trabalhou com a Air BP para recertificar o combustível e atingir os padrões necessários para uma missão segura e eficaz. Se tudo der certo, em breve, todas as missões da RAF usarão este padrão, que emitirá menos gazes poluentes.
“Esta é outra conquista importante no notável progresso da Royal Air Force para aumentar o uso de combustível sustentável. Com potenciais benefícios para o meio ambiente e resiliência operacional, este importante trabalho ao lado da indústria de defesa especializada e equipes científicas no Reino Unido é crucial para a futura resiliência da RAF”.
Baronesa Goldie
Ministra da Defesa.
Combustível de aviação sustentável — sendo feito de matérias-primas sustentáveis à base de resíduos, como óleo de cozinha usado — reduz as emissões de carbono do ciclo de vida em média em até 80% em comparação com o combustível de aviação convencional.
Diferentes abordagens para reduzir as emissões de carbono se adequarão a diferentes plataformas e ambientes. Como tal, uma variedade de opções alternativas de combustível está sendo analisada para garantir que o Reino Unido esteja na vanguarda de todas as tecnologias em desenvolvimento.
“Aprendemos muito durante este teste e agora temos confiança em nossa capacidade de usar misturas de combustível de aviação sustentável agora e no futuro. O teste provou não haver prejuízo para o desempenho enquanto nos esforçamos para atingir metas de redução de emissões. Esta foi a primeira vez para o Typhoon e o Hercules e acreditamos que somos a primeira Força Aérea a conduzir uma operação de reabastecimento ar-ar com uma curva de combustível de aviação sustentável neste nível (46 — 48%). Somos imensamente gratos à Air BP por sua experiência em nos ajudar com o processo de remanufatura e recertificação para permitir este resultado de sucesso”.
Líder de Esquadrão Evans
Gerente de Projeto de Fornecimento da RAF.
Fonte: RAF
@CAS