RAF usa combustível de aviação sustentável em Typhoon e Hércules. Pela primeira vez a Royal Air Force (RAF) usou combustível de aviação sustentável, misturado com combustível de aviação regular em uma missão reabastecimento ar-ar, que envolveu aeronaves Airbus Voyager KC.Mk 3, Eurofighter Typhoon FGR4 e Lockheed Martin Hércules C4.
Um Voyager KC.Mk 3 (A330 MRTT) reabasteceu um Typhoon FGR.4 e um Hércules C.4 com um misto de combustível regular e sustentável sobre o mar do norte em janeiro deste ano. O Voyager foi usada anteriormente em testes iniciais bem-sucedidos em novembro de 2022, aonde voou com combustível de aviação 100% sustentável.
No teste deste mês, o combustível sustentável foi misturado com combustível regular na proporção de cerca de 46-48%, respectivamente. A RAF trabalhou com a Air BP para recertificar o combustível e atingir os padrões necessários para uma missão segura e eficaz. Se tudo der certo, em breve, todas as missões da RAF usarão este padrão, que emitirá menos gazes poluentes.
“Esta é outra conquista importante no notável progresso da Royal Air Force para aumentar o uso de combustível sustentável. Com potenciais benefícios para o meio ambiente e resiliência operacional, este importante trabalho ao lado da indústria de defesa especializada e equipes científicas no Reino Unido é crucial para a futura resiliência da RAF”.
Baronesa Goldie
Ministra da Defesa.
Combustível de aviação sustentável — sendo feito de matérias-primas sustentáveis à base de resíduos, como óleo de cozinha usado — reduz as emissões de carbono do ciclo de vida em média em até 80% em comparação com o combustível de aviação convencional.
Diferentes abordagens para reduzir as emissões de carbono se adequarão a diferentes plataformas e ambientes. Como tal, uma variedade de opções alternativas de combustível está sendo analisada para garantir que o Reino Unido esteja na vanguarda de todas as tecnologias em desenvolvimento.
“Aprendemos muito durante este teste e agora temos confiança em nossa capacidade de usar misturas de combustível de aviação sustentável agora e no futuro. O teste provou não haver prejuízo para o desempenho enquanto nos esforçamos para atingir metas de redução de emissões. Esta foi a primeira vez para o Typhoon e o Hercules e acreditamos que somos a primeira Força Aérea a conduzir uma operação de reabastecimento ar-ar com uma curva de combustível de aviação sustentável neste nível (46 — 48%). Somos imensamente gratos à Air BP por sua experiência em nos ajudar com o processo de remanufatura e recertificação para permitir este resultado de sucesso”.
Líder de Esquadrão Evans
Gerente de Projeto de Fornecimento da RAF.
Fonte: RAF
@CAS
Royal Air Force (RAF) concluiu neste mês de abril um voo de reabastecimento em voo (REVO) empregando um Airbus Voyager KC.Mk2, que reabasteceu três aeronaves Eurofighter Typhoon com uma mistura contendo 43% de combustível de aviação sustentável (SAF - Sustainable Aviation Fuel).
Em "Notícias"
Um comboio da Royal Air Force (RAF), composto por três caças Eurofighter Typhoon FGR.4, um Airbus Atlas C.1 (A400M) e um Airbus Voyager KC.Mk3 (A330-243 MRTT), fizeram um pouso não programado no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro do Galeão (SBGL/GIG) por volta das 16h (horário local) desta sexta-feira (08).
Em "Notícias"
A Royal Air Force (RAF), a Airbus e outros parceiros da indústria realizaram o primeiro voo mundial de Combustível de Aviação 100% Sustentável (SAF — Sustainable Aviation Fuel) utilizando uma aeronave militar em serviço. É também o primeiro voo 100% SAF de qualquer tipo de aeronave realizado no espaço aéreo…
Em "Notícias"