Rússia instala sistemas anti-mísseis sobre prédios em Moscou. O governo da Rússia está instalando diversos sistemas anti-mísseis no topo dos principais edifícios estratégicos do país, incluindo o Ministério da Defesa. São sistemas de defesa aérea móveis do tipo Pantsir-S1, capazes de interceptar aeronaves, helicópteros e mísseis de cruzeiro.
Imagens circulam nas redes sociais mostram os equipamentos sendo colocado no oitavo andar do Ministério da Defesa da Rússia, às margens do Rio Moscou, e outro instalado em uma edificação do Ministério da Educação, no distrito de Taganka, a cerca de três quilômetros do Kremlin.
“Um sistema de mísseis antiaéreos Pantsir-1 foi instalado no telhado de um edifício residencial em Moscou. Porquê? Alguém faz ideia?”, escreveu Anton Gerashchenko, Conselheiro do Ministro do Interior da Ucrânia nas suas redes sociais.
Além dos prédios na capital Moscou, um vídeo também divulgado por Gerashchenko mostrou outro sistema anti-míssil a instalado a cerca de 10 quilômetros da residência do Presidente Vladimir Putin. “O vídeo foi alegadamente captado em 06 de Janeiro, perto da aldeia de Zarechye, no distrito de Odintsovo. Supostamente, é um Pantsir C1”, escreveu o conselheiro ucraniano.
Apesar de algumas informações de que essas instalações estejam ocorram há alguns dias, coincidentemente as imagens surgiram na véspera da reunião do Conselho de países Pró-Ucrânia, realizado na Base Aérea de Ramstein, Alemanha. O evento foi organizado para coordenar o fornecimento da ajuda militar fornecida pelos 50 países que compõem o grupo.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, vários os meios de comunicação russos relataram o reforço da segurança em Moscou, envolvendo além dos Pantsir,sistemas anti-mísseis de longo alcance S-400.
Em uma coletiva à jornalistas fornecida nesta sexta-fira (20/01), o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, acusou a Ucrânia de violar direitos humanos e enfatizou que “a Rússia está tomando todas as medidas necessária para proteger seus cidadãos, instalações, infraestrutura e edifícios.”
@FFO