USCG monitora navio militar russo próximo do Havaí. A Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG) informou em seu site oficial que está, há alguns dias, monitorando uma embarcação russa que navega na costa das ilhas havaianas. Apesar de aparentemente se tratar de uma operação de rotina, a USCG está observando atentamente a movimentação do navio, suspeito de estear em missão de coleta de informações.
Embora embarcações militares estrangeiras tem a liberdade de transitar pela Zona Econômica Exclusiva (ZEE) dos EUA, em conformidade com as leis internacionais consuetudinárias, alguns navios estrangeiros têm sido frequentemente observados operando e “vadiando” na área de responsabilidade do Distrito Catorze da USCG.
“A Guarda Costeira dos EUA atualmente está monitorando uma embarcação russa que opera nas proximidades do Havaí. Como parte da nossa rotina diária, rastreamos todas as embarcações na área do Pacífico utilizando seus meios de superfície e aéreos e as capacidades com agências conjuntas. A Guarda Costeira opera de acordo com as leis internacionais para garantir que todas as nações possam fazer o mesmo sem contestação. Isso é especialmente crítico para garantir a liberdade de navegação em todo o Pacífico Azul”, disse o Comandante Dave Milne, Chefe de Assuntos Externos da USCG.
Diante da atitude suspeita dessa embarcação, a USCG mantém coordenação com o Departamento de Defesa (DoD), fornecendo atualizações das suas atividades, principalmente sob o aspecto do cumprimento das normas marítimas internacionais de tráfego marítimo.
Como parte integrante do Departamento de Segurança Interna, a USCG é a principal agência federal para a aplicação das leis em alto mar sujeitas à jurisdição da Zona Econômica Exclusiva dos Estados Unidos. A aplicação de leis e tratados responde por aproximadamente um terço do orçamento anual da USCG.
@FFO