Austrália confirma compra de 40 UH-60M Black Hawks. A Austrália confirmou a aquisição de 40 helicópteros Sikorsky UH-60 Black Hawk, em um acordo de US$ 1,96 bilhão com o governo dos Estados Unidos. O governo americano já havia aprovado a venda em agosto de 2022.
O acordo de compra foi oficialmente confirmado pelo governo australiano e pela Lockheed Martin Australia nesta semana. Os novos helicópteros operarão a partir de bases militares em Oakey, em Queensland, e Holsworthy, em New South Wales do Australian Army.
Os 40 helicópteros Sikorsky UH-60M Black Hawk irão substituir os problemáticos helicópteros utilitários NHI MRH90 Taipan. O Departamento de Defesa da Austrália vai se desfazer de toda a sua frota de helicópteros Taipan, uma década antes do previsto. O acordo de compra dos Black Hawk também inclui 88 motores T700-GE 701D fabricados pela General Electric, 44 sistemas de alerta de mísseis AN/AAR-57 fabricados pela BAE Systems, além de outros sistemas de navegação e comunicação. A contratante principal será a Lockheed Martin.
“O Black Hawk apoiará o posicionamento de nossas tropas e seus equipamentos onde forem necessários em tempos de crise. O Black Hawk é uma plataforma confiável, comprovada e madura, apoiada por uma robusta cadeia de suprimentos global”, disse o Departamento de Defesa do país em comunicado. “Esta aquisição significa que podemos continuar a defender a Austrália e responder em tempos de necessidade de forma segura e eficaz nos próximos anos”, concluiu o comunicado.
A Lockheed Martin forneceu à Austrália helicópteros UH-60 há mais de três décadas. A primeira versão foram 14 S-70A-9, entregues em 1986 e que permaneceram em serviço até dezembro de 2021. O governo anunciou pela primeira vez planos para comprar os UH-60Ms em meados de 2022. As entregas de novos helicópteros estão programadas para começar em 2023.
@CAS