China utiliza furtividade dos J-20 para interceptar aviões estrangeiros. A Força Aérea do Exército Popular de Libertação da China (PLAAF) tem utilizada todas as capacidades dos seus caças J-20 em missões de alerta defesa aérea, para a interceptação, identificação e “expulsão de tráfegos clandestinos” do seu espaço aéreo. A informação foi divulgada pela mídia estatal chinesa.
Os J-20 do Grupo Aéreo “Wang Hai”, subordinado ao Comando Oriental do PLA estão sendo frequentemente acionados para missões de proteção à soberania nacional e a integridade territorial da China, incluindo alerta de combate patrulhas no Mar da China Oriental e no Estreito de Taiwan, informou a Televisão Central da China (CCTV).
Em uma missão de Alerta de Defesa Aérea, Comandante do Grupo Aéreo Yang Juncheng e o Piloto Wei Xin decolaram com dois J-20 para interceptar duas aeronaves estrangeiras, utilizando toda sua capacidade do seus caças furtivos.
“A capacidade furtiva do J-20 é sua maior vantagem. Isso significa que o radar inimigo não pode nos ver, enquanto estamos em posição de ataque. Você pode imaginar quanta pressão psicológica os inimigos tem. Eles só podem fazer manobras evasivas para evitar nossas ameaças. Se avançarmos, eles recuarão”, disse Wei à CCTV.
“Quando olho para a preciosa ilha pátria [de Taiwan] da cabine do meu avião de guerra, posso ver claramente toda sua costa e cordilheira. Eu disse a mim mesmo: voltarei, já que [a ilha de Taiwan] é território do nosso país e [o Estreito de Taiwan] não tem linha nos dividindo”, disse o piloto chinês, Yang, à CCTV.
Com grande história em combate ao neutralizar 29 aeronaves inimigas na Guerra para Resistir à Agressão dos EUA e Ajudar a Coréia entre 1950-1953, o Grupo Aéreo Wang Hai continua sua missão de proteger o Mar da China Oriental, o Mar da China Meridional e vigilância da ilha de Taiwan, disse a reportagem da CCTV.
Diariamente as autoridades de defesa na Ilha de Taiwan divulgam relatórios de monitoramento das atividades de aeronaves chinesas, mas até hoje não conseguiu detectar a presença de nenhum caça furtivo J-20.
@FFO