Exército chileno finaliza curso de tiro aéreo com helicópteros MD-530F. A Brigada de Operações Especiais “Lautaro” do Exército do Chile concluiu a instrução de tiro aéreo com helicópteros MD-530. Alocados na Companhia de Reconhecimento e Ataque do Batalhão de Helicópteros da Brigada de Aviação do Exército, os alunos Aspirantes finalizaram a última etapa do treinamento.
Após um período de instrução teórica, os Aspirantes realizaram a fase prática que consiste em disparos diurnos e noturnos em helicópteros MD-530. As operações à noite são apoiadas com a utilização de equipamentos de visão noturna ANVIS, com imagens de alta definição e com diversos tipos de filtros que permitem sua utilização em qualquer tipo de iluminação interna e externa.
O Exército do Chile adquiriu os primeiros helicópteros militares MD-530F em 1989. Sua frota atual é composta por oito aeronaves que são utilizadas em missões de reconhecimento armado, escolta aérea e instrução de pilotos na Escola de Aviação do Exército (ESCAVE).
Os MD-530F chileno são equipados com um motor turboeixo Rolls Royce 250-C30B de 650 SHP, o que lhe confere uma velocidade máxima de 250 km/h. Operando com dois tripulantes e até cinco passageiros, seu peso máximo de decolagem é de aproximadamente 1.300 kg. Pode ser armado com pods de metralhadoras FN Herstal MP3, foguetes de 12,7 mm ou 70 mm.
@FFO