Emirados Árabes Unidos investirá no novo avião de transporte sul-coreano. O governo dos Emirados Árabes Unidos e a Korea Aerospace Industries (KAI) assinaram um Memorando de Intenções (MOU – Memorandum Of Understanding) de US$ 3,2 bilhões, visando o desenvolvimento conjunto de uma nova aeronave de transporte militar. Assinado ontem (15/01), o documento é parte de investimento total de aproximadamente US$ 30 bilhões que o Emirado irá investir no país asiático.
Em 2021 a KAI propôs o desenvolvimento de uma aeronave de transporte multimissão sob o programa chamado de MC-X, com o objetivo de atender às necessidades da Força Aérea Sul-Coreana (ROKAF – Republic Of Korea Air Force), que busca um substituto da sua envelhecida frota de C-130H/J e CN-235.
Em 2010 a ROKAF informou sua intenção de adquirir novos aviões de transporte norte-americanos Boeing C-17 Globemaster III, porém o fechamento da linha de produção da aeronave em 2015, e problemas de financiamento, abortaram a decisão. O europeu Airbus A400M Atlas também foi avaliado pela Coreia do Sul, como uma alternativa para modernizar a frota da ROKAF, porém os estudos não avançaram.
A Coreia do Sul e os Emirados Árabes Unidos têm uma parceria de defesa estabelecida, com o país tendo comprado interceptadores de mísseis K239 Chunmoo MLRS e Cheongung-II (KM-SAM Block-II) dos sul-coreanos, que também construíram usinas nucleares em Barakah e mantém um contingente de Força Especiais da Coreia do Sul (SOF) em seu território.
Quando lançado, o Programa KAI MC-X foi visto com certo ceticismo pelo mercado, principalmente devido ao custo associado, fatores de risco e alternativas estrangeiras disponíveis. Embora um MOU seja um paro inicial para a evolução do projeto, a chegada de um parceiro estrangeiro de peso poderá impulsionar o desenvolvimento do MC-X.
Com poucos detalhes conhecidos publicamente, o futuro KAI MC-X (anteriormente conhecido por KC-X), teria uma capacidade de transporte de até 20 toneladas, raio de ação de aproximadamente 6.000 km e versões especializadas, com carga útil e autonomia aprimoradas, ocupando o nicho do C-130J-30 Super Hércules e do Embraer KC-390 Millennium. A demanda doméstica por aeronaves de transporte seria de 40 unidades, e outras 60 para fins especiais (mais detalhes aqui).
@FFO