RNLAF passa a vigilância do espaço aéreo do Benelux para a BAF. A partir do dia 12 de janeiro, a Royal Netherlands Air Force (RNLAF) passou a responsabilidade de monitorar o espaço aéreo da Bélgica, Holanda e Luxemburg, chamado de Benelux para a Força Aérea da Bélgica (Belgian Air Force — BAF). Os F-16AM/BM belgas assumiram o Alerta de Reação Rápida (QRA — Quick Reaction Alert) da Força Aérea Real da Holanda.
A Holanda e a Bélgica se revesam nesta tarefa alternadamente durante vários meses ao ano. Para tal, dois aviões de caça estão permanentemente disponíveis e em alerta, visando atender em minutos o acionamento da defesa aérea e interceptar uma aeronave não identificada.
Nos próximos meses, os caças estarão de prontidão em duas bases aéreas belgas: Kleine-Brogel no norte do país e Florennes no sul. A gestão é feita através do Control and Reporting Centre em Beauvechain — Bélgica. Já os pilotos holandeses são controlados pela Estação de Controle de Operações Aéreas em Nieuw Milligen. Ele alerta o QRA se uma aeronave entrar no espaço aéreo sem permissão.
@CAS