AAE recebe um Dassault Rafale B. A planta da Dassault Aviation em Mérignac entregou um caça Dassault Rafale B (F3-R) a Direction Générale de l’Armement (DGA) francesa em 29 de dezembro, marcando a primeira entrega de um novo exemplar deste caça multifuncional para a França em mais de quatro anos.
O mais recente Rafale B, matriculado B359, faz parte de um pedido de 60 caças Tranche 4 Rafale, efetivado pelo governo francês em 2009. No entanto, nos anos seguintes, esse pedido foi inicialmente interrompido por questões orçamentárias, que foi subsequentemente suplantado por pedidos de exportação para novos clientes, que tiveram prioridade na unidade de produção do Rafale.
No total, mais 27 Rafales do Tranche 4 ainda devem ser entregues ao Armée de l’Air et de l’Espace (AAE), juntamente com outras 12 aeronaves, que foram encomendadas pela França em 2021, logo após a Grécia comprar 12 Rafales de segunda mão advindas do AAE. O primeiro desses Rafales será entregue à AAE na configuração padrão F3-R, mas logo será atualizado para o padrão F4.1.
O padrão F4 será dividido em dois segmentos: F4.1 e F4.2. O primeiro se concentrará na atualização do sistema de radar do Rafale, com o radar AESA RBE2 sendo instalado no caça multifuncional. O Rafale F4 também terá um modo de localização 3D, permitindo aos pilotos localizar alvos com extrema precisão e também compartilhá-los com outras aeronaves aliadas no campo de batalha.
Outros desenvolvimentos incluirão a integração de um novo datalink, que permite ao piloto mudar a trajetória de um míssil que acabou de lançar, aumentando a probabilidade acerto. Ele também adiciona um aprimoramento de segurança ao Rafale, pois é possível que outro Rafale da formação mude a direção do míssil disparado — provavelmente o ala, que estaria voando a uma distância distante do alvo, permitindo que o piloto que lançou o míssil deixe a área logo após o lançamento.
Talvez o maior desenvolvimento que virá com o padrão F4.1 seja a adição de um Helmet Moutnted Display (HMD) Thales Scorpion, que será usado tanto pelo piloto quanto pelo operador do sistema de armas (se for um Rafale B). Outros desenvolvimentos incluem telas digitais maiores no cockpit e a integração de novos sensores infravermelhos de busca e rastreamento (IRST).
Enquanto isso, o padrão F4.2 terá um foco maior em aumentar a conectividade do Rafale, adicionando três novos sistemas para ajudar a coletar e disseminar informações no teatro de operações. O padrão F4.2 também terá mais melhorias no radar, bem como no pod designador Talios e nas capacidades gerais de autodefesa/guerra eletrônica do Rafale.
Espera-se que o governo francês faça um pedido para Tranche 5 do Rafale ainda este ano, com desenvolvimentos programados para começar em 2026 – 2027. Com esses desenvolvimentos, o Rafale deverá ser capaz de permanecer em serviço operacional até 2060.
@CAS