Rússia recebe os 1ºs Kamov Ka-52M Alligator modernizados. Os primeiros 10 helicópteros de ataque Kamov Ka-52M “Alligator” (Hokum B) modernizados foram entregues ao Exército Russo no fim do ano passado. A agência de informação estatal russa TASS anunciou que a Arsenyevsky Aviation Plant está em plena capacidade na produção do Ka-52M.
O Kamov Ka-52M é um helicóptero de ataque russo com o característico sistema de rotor coaxial. A eficácia de combate do helicóptero Ka-52M foi substancialmente aprimorada graças a um sistema de suspiro aprimorado que aumentará sua capacidade de armar à noite. O contrato para os primeiros 30 Ka-52M foi assinado em agosto de 2021. Um novo contrato foi assinado em agosto de 2022.
Anunciado pelo Ministério da Defesa da Rússia em 2018, a nova versão já tem 114 unidades adquiridas; além disso, os Ka-52 mais antigos serão atualizados para o padrão Ka-52M. As melhorias no Ka-52M incluem uma torre de mira eletro-óptica GOES-451M modernizada com maior alcance, rodas de trem de pouso mais fortes e ergonomia de cabine aprimorada, com melhor adaptação ao uso de óculos de visão noturna. O míssil LMUR foi adicionado ao leque de armas do helicóptero. Vários novos tipos de radar estão sendo estudados para o Ka-52M. O Ka-52M também será equipado com um novo sistema de autoproteção, que substituirá o atual L370-5 Vitebsk.
@CAS