RoCAF recebe o seu décimo AIDC AT-5 Brave Eagle. No final de dezembro de 2022, o décimo treinador a jato avançado (AJT — Advanced Jet Treiner) AIDC T-5 Yung Ying (Brave Eagle) foi entregue à 7ª Ala de Treinamento de Voo (7th Flight Training Wing – 7th FTW) da Republic of China Air Force – RoCAF (Força Aérea da República da China) sediado na base aérea de Taitung, Taiwan.
A aeronave matriculada RoCAF 1110/11-9012, foi entregue em 20 de dezembro na planta Shalu da Aerospace Industrial Development Corporation (AIDC) situada anexa ao aeroporto de Taichung/Cingcyuangang. Todos os dez AT-5 recebidos e matriculados de RoCAF 1101 até 1110 agora estão baseados em Taitung. Em fins de novembro de 2021, a RoCAF recebeu seu primeiro AT-5 Brave Eagle. Isso ocorreu menos de um anos depois dele entrar em produção em série.
No total, espera-se que 66 AT-5 sejam entregues antes do final de 2026. Eles substituirão os Northrop F-5E/F pelo 7th FTW em Taitung e o AIDC AT-3 Tzu Chung operados pela Academia da Força Aérea (AFA) postada na Base Aérea de Gangshan. Até o final de 2024, está planejado que 33 AT-5 sejam entregues ao 7th FTW e outros 12 AT-5s a AFA. O cronograma de entrega é relatado como duas aeronaves em 2021; 8 em 2022; 17 em 2023; 18 em 2024; 18 em 2025 e as três últimas em 2026.
O AT-5 Young Yin é fruto de um programa conjunto entre o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Chung-Shan, a ROCAF e a AIDC, tendo sido baseado na versão de biplace do F-CK-1, com mais 80% de novos componentes. As principais mudanças incluem maior uso de materiais compostos, mais capacidade de combustível, asa otimizada, entre outros. O bimotor é equipado com motores Honeywell/ITEC F124-200TW sem pós-combustão.
Fonte: Scramble.
@CAS